• Carregando...
Protagonista do documentário é o colecionador Max Conradt Jr | Divulgação
Protagonista do documentário é o colecionador Max Conradt Jr| Foto: Divulgação

Experimental

A Que Deve a Honra da Ilustre Visita este Simples Marquês? participa da seção Spectrum Shorts, dedicada a produções com viés artístico

O curta-metragem curitibano A Que Deve a Honra da Ilustre Visita este Simples Marquês?, dos cineastas Rafael Urban e Terence Keller, será exibido amanhã, pela primeira vez, no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, que se inicia hoje na cidade portuária holandesa. O documentário participa da seção Spectrum Shorts, dedicada a produções com viés artístico ou experimental e terá uma segunda exibição no sábado.

Também foram selecionados para a mostra três outros filmes brasileiros: Rua de Mão Única (MG), de Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado; Terno (SP), de Gabriela Amaral Almeida e Luana Demange; e Verona (SP), de Marcelo Caetano. Participa da Spectrum ainda Apicula Enigma, de Marine Hugonnier, uma coprodução Brasil/Reino Unido/Espanha.

A Spectrum também conta com uma seleção de longas, da qual participam os brasileiros Educação Sentimental (RJ), de Júlio Bressane (já exibido em Curitiba) e Periscópio (SP), de Kiko Goifman (de Filmefobia), além de O Sangue na Bahia É Quente, coprodução com a Itália dirigida por Aurelio Grimaldi.

Mostra oficial

A 43.ª edição do Festival de Roterdã, que acontece até 2 de fevereiro, conta com forte participação brasileira neste ano. Concorrem ao prêmio Tiger – o principal das mostras competitivas – os longas-metragens Casa Grande (RJ), de Fellipe Barbosa (do premiado curta Beijo de Sal) e Riocorrente (SP), de Paulo Sacramento (do documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro), e o curta O Porto (RJ), de Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti.

Para a seção Bright Fu­­ture, outra mostra paralela do festival holandês, foram selecionados os longas Depois da Chuva (BA), de Cláudio Marques e Marília Hughes e A História da Eternidade (PE), de Camilo Cavalcante.

O curta paranaense A Que Deve a Honra da Ilustre Visita este Simples Marquês?, sobre o colecionador curitibano Max Conradt Jr., venceu, no ano passado, três prêmios no Festival de Brasília de Cinema Brasileiro: melhor direção de curta-metragem (documentário), melhor curta pelo júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e Prêmio Aquisição Canal Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]