• Carregando...

Com muitos aplausos e certa polêmica, o ator Daniel Radcliffe, que interpreta no cinema o famoso mago Harry Potter, estreou no teatro em uma peça na qual aparece nu e simula um ato sexual.

Radcliffe, que já tem 17 anos, perdeu a "virgindade" teatral em uma nova adaptação do famoso drama "Equus" (1973), do dramaturgo Peter Shaffer, dirigida por Thea Sharrock.

A pré-estréia da montagem, levada ao cinema por Sidney Lumet em 1977, aconteceu na noite de sexta-feira, no centenário teatro Gielgud de Londres, mais de 30 anos depois de sua primeira representação no teatro Old Vic da capital britânica em 1976.

A peça, que estréia oficialmente no dia 27, causou tanta expectativa entre o público londrino que já foram arrecadados € 1,5 milhão (quase US$ 2 milhões) em entradas vendidas antecipadamente.

Radcliffe interpreta o difícil papel do jovem Alan Strang, também de 17 anos, que desenvolve uma obsessão religiosa e sexual por cavalos que o leva a cegar seis animais de um estábulo de Hampshire (no sul da Inglaterra) com um objeto metálico pontiagudo.

O rapaz é internado em um sanatório, onde o psiquiatra Martin Dysart, interpretado por Richard Griffiths (ator que faz o papel do tio Vermont nos filmes de Harry Potter) investiga os demônios que atormentam Alan.

Na pré-estréia, a obra alcançou seu clímax quando, diante de uma platéia em tenso silêncio, Alan tira a roupa no estábulo e perde a virgindade com seu primeiro amor, Jill, interpretada por Joanna Christie, igualmente nua.

O ato sexual em si, que Alan conta ao psiquiatra com detalhes, dura pouco mais de um minuto, embora Radcliffe fique nu durante outros dez, com um sentimento de culpa que o leva a cegar os cavalos, testemunhas inocentes do momento.

A montagem foi ovacionada pelo público que lotou o Gielgud, onde fãs de Harry Potter estavam acompanhados de seus pais, que se renderam às grandes atuações de Radcliffe e Griffiths.

No entanto, a estréia teatral do intérprete de Potter não parece ter agradado os executivos da Warner Bros., produtora dos filmes do aprendiz de mago, que se declararam "muito consternados" com as fotos de Radcliffe nu no papel.

"A Warner Bros. estava utilizando o primeiro beijo de Harry no cinema para promover a estréia, no meio do ano, do próximo filme de Potter - o quinto da série", afirmou esta semana um executivo ao jornal "Daily Mail"

E "agora nossa estrela está aí, praticando sexo com um nu frontal. Foi um balde de água fria", afirmou o mesmo executivo.

Segundo o jornal, a produtora teme que as fotos eróticas do ator, que assinou um contrato para rodar mais dois filmes no papel de Potter, prejudiquem a multimilionária franquia cinematográfica.

Seja como for, Radcliffe deixou claro com "Equus" que já não é aquele menino aparentemente tímido de 11 anos, com óculos redondos e sorriso brincalhão escolhido em 2000 para interpretar o herói infantil criado pela escritora britânica J. K. Rowling.

Por isso, a passagem do cinema para os palcos londrinos indica uma tentativa abusada do jovem de diversificar sua carreira antes de ficar estigmatizado no papel de Harry Potter na mente de um público que cresceu com ele.

O próprio ator admitiu recentemente, em entrevista ao jornal "The Sunday Times", que convém dar esse salto "antes que seja tarde", embora não esqueça de que deve seu estrelato mundial ao sucesso de Potter e que alguns espectadores lembrarão dele pelo papel.

"Para algumas pessoas, sempre serei Harry. Sei disso e não me oponho. Não quero me afastar dele. Estou orgulhoso do trabalho, mas quero mostrar que não sou Harry Potter. Sou um ator", disse Radcliffe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]