• Carregando...

Extras

Saiba mais informações sobre Backspacer, nono álbum da banda Pearl Jam

- Lançado no último domingo (20), nos Estados Unidos, Backspacer retoma a parceria da banda com o produtor Brendan O’Brien, com quem o grupo não trabalhava desde Yield (1998).

- Composto por dez canções, o novo álbum é o mais curto da carreira do grupo, com 37 minutos de duração.

- O single de lançamento do disco é a faixa "The Fixer", cujo videoclipe foi dirigido pelo cineasta Cameron Crowe (Quase Famosos). A canção atualmente ocupa a segunda posição do ranking Rock Songs, da revista norte-americana Billboard.

- Backspacer foi lançado de forma independente, pela gravadora Monkeywrench, de propriedade da banda. A distribuição internacional do disco fica a cargo da Universal Music, que ainda não tem previsão de lançamento do álbum no Brasil.

- Nos EUA, a única loja de grande porte com direito de comercializar o novo álbum é a Target Records, com quem a banda assinou contrato de exclusividade. Fora a Target, o disco pode ser encontrado em lojas independentes e no site iTunes.

- No exterior, quem comprar Backspacer em formato CD ou álbum virtual pelo iTunes ganha direito a um "cofre secreto", contendo onze shows da banda, registrados entre 2005 e 2008, dos quais dois podem ser escolhidos para download gratuito.

- O álbum inteiro também pode ser baixado no formato do jogo de videogame Rock Band (para as plataformas Xbox 360, Nintendo Wii e Playstation 3).

Eddie Vedder é conhecido por datilografar as letras das canções do Pearl Jam em uma antiga má­­quina de escrever. A banda de Ved­­der também é famosa por apoiar campanhas em prol do meio am­­biente, como uma corrida virtual de tartarugas marinhas realizada há poucos meses pela organização não-governamental Conser­­vation International. Você, que não é um grande fã da banda e que não tinha conhecimento de tais curiosidades, deve estar se perguntando o que essas informações têm a ver com o nono disco do quinteto de Seat­tle, lançado no último domingo (20), nos Estados Unidos. A resposta é a palavra backspacer, tecla de retorno das máquinas de escrever, nome da tartaruga patrocinada pelo Pearl Jam no já citado concurso virtual e, por fim, título do mais novo disco da banda.

Já os motivos que levaram Vedder e seus comparsas – Jeff Ament (baixo), Matt Cameron (ba­­teria e percussão), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra) – a batizarem seu mais recente álbum de estúdio com uma palavra que remete ao anacronismo de uma máquina de escrever e à morosidade de uma tartaruga permanecem uma incógnita após uma primeira audição de Backspacer.

Composto por dez canções, que somam apenas 37 minutos – a menor duração registrada em um álbum do Pearl Jam até hoje – o novo disco, além da brevidade, traz uma certa urgência punk poucas vezes ouvida nos demais trabalhos do grupo, bem combinada à produção de Brendan O’Brien, com quem a banda não trabalhava desde Yield (1998). O resultado dessa mescla é nada menos que o melhor disco lançado pelo Pearl Jam nos últimos dez anos.

Faixa a faixa

Guiada por um forte riff de guitarra, a faixa de abertura de Back­spacer, "Gonna See My Friend", dá uma boa mostra do vem pela frente. Mais relaxado e menos resmungão, Eddie Vedder solta sua potente voz em gritos arregaçados para narrar a história de alguém que busca consolo para as tentações mundanas nos braços de um bom amigo.

Na sequência, a certeira "Got Some" – que deve virar trilha sonora de pelo menos nove entre cada dez campeonatos de surfe mundo afora – coloca Vedder no papel de um traficante que comercializa um único tipo de droga como antídoto: o rock. Fe­­chando a potente trinca de abertura do álbum, "The Fixer", primeiro single de Backspacer, remete a Pixies ao incorporar o ritmo entrecortado das guitarras de Frank Black e Joey Santiago.

Pop até o talo, é impossível não ficar com os "yeah yeah yeahs" do re­­frão grudados na cabeça pelo restante do dia. Nos versos dessa mes­­ma faixa, Vedder parece revelar a força-motriz do novo disco: "Quando algo está frio, eu quero botar um pouco de fogo/ Quando algo está entediante, eu quero trazer de volta um pouco da excitação", diz ele, referindo-se, muito possivelmente, ao próprio Pearl Jam, que completa 20 anos de carreira no ano que vem.Outros bons momentos de Backspacer ficam por conta das acústicas "Just Breathe" e "The End" (que fecha o disco), baladas românticas, que trazem ao novo trabalho um pouco do que Vedder já havia mostrado em seu único disco-solo, a trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem (2007), dirigido por Sean Penn. Ainda para os fãs das baladas incluídas pela banda em todos os álbuns, sem exceções, há a nostálgica "Amongst the Wave", a ruminante "Speed of Sound" e a emotiva "Unthought Known", cujos acordes de piano lembram Chris Martin e seu insosso Coldplay.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]