Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Dazaranha tem a cara de Curitiba

Banda catarinense, que toca no Moinho amanhã, é presença constante na capital e já foi até homenageada pela Câmara

A banda catarinense Dazaranha, que lança CD e DVD ao vivo amanhã em Curitiba: segunda casa, com público grande e fiel | Divulgação
A banda catarinense Dazaranha, que lança CD e DVD ao vivo amanhã em Curitiba: segunda casa, com público grande e fiel (Foto: Divulgação)

Curitiba está repleta de manés. Se não "da gema", pelo menos de co­­ração. É o que dá para concluir se levarmos em consideração a enorme popularidade da banda Da­­zaranha (legítima "manezinha da Ilha" de Florianópolis) na capital do Paraná: "Curitiba é a nossa segunda casa. Tanto que tem gente que acha que a banda é curitibana", contou por telefone o vocalista Gazu. Não por acaso, o combo de dez músicos liderado por ele escolheu a cidade para abrir a turnê de lançamento do CD e DVD Ao Vivo – o primeiro registro desse tipo em 18 anos de carreira. O show acontece amanhã, a partir das 22 horas, no Moinho Eventos.

Gazu conta que o Dazaranha faz em média quatro shows por ano em Curitiba, sempre com casa cheia, e que inclusive já chegou a ser homenageado pela Câmara Municipal. "Faz uns três anos mais ou menos, fomos considerados ‘filhos da cidade’", lembra. "Talvez a gente não tenha compartilhado isso com o nosso público daí. Temos uma enorme gratidão pela cidade de Curitiba, e uma felicidade muito grande pelo reconhecimento da Câmara Municipal e do público curitibano."

Os proprietários das casas noturnas da capital confirmam o interesse local pela banda de Santa Catarina. Paulo Janz, sócio do Yankee American Bar e um dos contratantes mais frequentes do Dazaranha, revela que nenhuma outra atração chama tanto público na casa em um dia de semana. "A gente já fez várias quartas-feiras com eles, e sempre encheu. Eles têm bastante público aqui, a aceitação é muito grande", afirma. "Até queríamos fazer outro show do Dazaranha neste ano, mas como eles vão fazer o lançamento do DVD no Moinho, vamos deixar para o ano que vem."

Mas o que explica o poder de sedução do Dazaranha junto aos curitibanos? Afinal, trata-se de uma banda ensolarada e essencialmente regional, como denunciam as letras com referências às paisagens da capital catarinense (Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Ju­­rerê e o Morro da Caixa, por exemplo) e aos tipos locais – caso do próprio manezinho da Ilha, exaltado na canção "Ô Mané".

O vocalista desembolsa a sua teoria: "Quando a gente vai tocar aí, leva um pouco da praia, do clima e do astral que o pessoal de Curitiba busca quando vem para as praias de Santa Catarina", considera. "É como se o litoral de Santa Catarina fosse até aí." Outra razão seria o bom relacionamento entre paranaenses e catarinenses: "Entre catarina e gaúcho rola uma rivalidade. Mas eu não lembro de ter nenhuma piada aqui com paranaenses, e vice-versa.".

As viagens constantes a Curi­­tiba também colocaram os músicos catarinenses em contato com a cena local, permitindo que se in­­ fluenciassem mutuamente. É o que demonstra Gazu, ao falar das bandas paranaenses que admira: "Tem a Djambi, que faz o melhor reggae do Brasil... a gente já tocou muitas vezes juntos, é uma galera muito massa. Gosto muito do som deles, tenho e ouço os discos dos caras", afirma. E vai além: "Tem o Glauco Sölter, uma fera no baixo, o Endrigo Bettega, um dos maiores bateristas do Brasil, a Namastê... e o Blindagem, nossos grandes professores, com quem tivemos a honra de fazer o primeiro show deles depois da morte do Ivo [Rodrigues], no Yankee. Uma noite muito especial", recorda.

Para o show de amanhã, no Moinho, Gazu promete uma noite de festa e uma produção caprichada. "Estamos ensaiando bastante para fazer bonito, com as músicas bem tocadas e uma pegada legal", garante. "E podem esperar que a galera de Floripa também vai. Estamos divulgando o show, lembrando que o Moinho tem uma estrutura excelente, para que todo mundo se encontre aí. É o nosso primeiro DVD, estamos com muita vontade de mostrar para o público, e a recepção do show aí vai ser muito importante para a banda."

Serviço:

Show de lançamento do CD e DVD Dazaranha ao Vivo, amanhã, a partir das 22 horas, no Moinho Eventos (Rua Des. Westphalen, 4.000). A pista promocional custa R$ 26, e a pista normal R$ 52, com meia-entrada para os casos previstos em lei. Informações pelos telefones (41) 3013-3374 ou 3315-0808.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.