• Carregando...
O Wilco tem raízes no movimento alt-country (ou country alternativo), que ganhou força nos anos 1990: composições pop ao lado de inovações sonoras | Divulgação
O Wilco tem raízes no movimento alt-country (ou country alternativo), que ganhou força nos anos 1990: composições pop ao lado de inovações sonoras| Foto: Divulgação

Logo nos primeiros ruídos eletrônicos que sobressaem em "Art of Almost", faixa de abertura do disco The Whole Love (2011), percebe-se a decisão dos integrantes do Wilco pelo retorno à experimentação que os colocou entre os mais influentes do rock atual – desde o aclamado Yankee Hotel Foxtrot, de 2002. Seguidores do country-rock e do folk-rock, a banda liderada pelo vocalista e guitarrista Jeff Tweedy sempre preferiu trilhar caminhos mais difíceis que o de seus colegas de estilo. Em vez dos solos, riffs e melodias batidas, Jeff e sua turma decidiram apostar em uma carreira de arranjos ricos e complexos, recheados de elementos que definitivamente não fazem parte da relação de sons e instrumentos que acompanham o gênero, como os sintetizadores e os timbres mais sombrios.

Como resultado dessas escolhas, vale lembrar, o grupo teve uma briga feia com a gravadora Reprise Records, meses antes do lançamento de Yankee Hotel Foxtrot, o que resultou no rompimento com o selo; mas também obteve o reconhecimento de público e crítica. Entretanto, a ousadia esteve um pouco empoeirada desde o lançamento do belo, porém convencional, Sky Blue Sky, de 2007, e do fraco Wilco (The Album), de 2009.

Pois a capacidade de surpreender os ouvintes retornou neste com The Whole Love, oitavo trabalho da carreira dos norte-americanos. De fato, o álbum não é um novo clássico do Wilco, mas tem o mérito de mostrar que eles ainda têm novos terrenos a explorar, mesmo que seja revisitando elementos usados em trabalhos anteriores. Os sons esquisitos de "Art of Almost", por exemplo, estão presentes em outras canções e discos da banda, assim como as guitarras raivosas que aparecem na segunda metade da faixa. Mesmo assim, ela não deixa de causar uma boa estranheza na primeira audição. "Capitol City" é outro exemplo de que o Wilco segue em busca de novas sonoridades, com uma composição que abusa da metalinguagem ao situar o público em uma cidade norte-americana do início do século 20.

Semelhança bizarra

Outra surpresa escondida no fim do disco é a melodia da bonita e delicada "One Sunday Morning (Song For Jane Smiley’s Boyfriend)", que guarda uma bizarra semelhança com "Anunciação", de Alceu Valença (aquela com o refrão "Tu vens, tu vens..").

O trabalho não deixa de lado as composições mais pop, como "I Might" – de ar alegre e teclados sessentistas –, "Born Alone" – que alterna entre guitarras barulhentas e tranquilas –, e a radiofônica "Whole Love".

O lançamento marca também uma nova fase para o Wilco, que neste ano passou a lançar os seus trabalhos de forma independente, por um selo mantido pela própria banda. Um caminho talvez óbvio para um grupo que nunca teve medo de experimentar.

Serviço:The Whole Love, Wilco. Anti- Records. Importado. Preço médio: US$ 11. Rock GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]