• Carregando...
Thiago Rodrigues e Mariana Ximenes: casal formado em A Favorita | Divulgação/Agência O Globo
Thiago Rodrigues e Mariana Ximenes: casal formado em A Favorita| Foto: Divulgação/Agência O Globo

Thiago Rodrigues interpreta um personagem com muitas possibilidades em A Favorita. Cassiano, o operário bom moço que agora experimenta o sucesso como cantor, já viu a mulher que ama num amasso dos quentes com outro, sofreu por amor, errou, sucumbiu ao desejo pela gostosa que até agora parece ser uma boa bisca, cantou no Faustão; e ainda será invejado pelo próprio pai. Mas, apesar de ter um bom papel nas mãos, o ator sabe: quem comanda a ação na trama de João Emanuel Carneiro são as mulheres. E ele encara o fato numa boa.

"Isso é um consenso entre os atores. Todo o movimento vem das personagens femininas", diz Rodrigues, que vive um quadrilátero amoroso na novela. Cassiano ama a confusa Lara (Mariana Ximenes), que se envolve com Halley (Cauã Reymond), que também dá uns "pegas" em Maria do Céu (Deborah Secco), que, por sua vez, jura nutrir um amor puro e sincero por Cassiano. Todas relações possíveis?

Rodrigues, que passou a aceitar a possibilidade de Cassiano se acertar com a ex-retirante depois que ele foi traído pela ex, acha tudo viável. "Apesar de ser mais bonito para a trama o Cassiano ficar com a Lara, prefiro que ele se entenda com a Céu. Cassiano tem que ter amor próprio. Ele viu a Lara se atracando na sauna com o Halley. Numa sauna (dá ênfase a esta palavra), que tinha um requinte de crueldade: os dois ali, suados...", diz, em tom de brincadeira.

Lara errou. Mas Cassiano também não foi nenhum santo ao se envolver com a oferecida Maria do Céu. "Ele é homem, né?", justifica o ator. "Lara e Halley tiveram uma boa química em cena, ficou bonito. Mas não tinha como ela ser assim com o Cassiano. No começo da novela eles já estavam juntos há tempos, era uma situação de amor puro, singelo. Com o Halley ela tem uma coisa mais maliciosa. Essa diferença era necessária", afirma.

Rodrigues defende seu personagem dos que o classificam como um sujeito "sem sal" e não teme comparações entre o convencional Cassiano e o sedutor Halley. "O Cassiano é o retrato do homem comum. Vejo o Cauã trabalhando e às vezes penso que ele está se divertindo bem mais do que eu. Mas é mais fácil você ir no embalo de um personagem que faz as pessoas darem risada", analisa, fazendo questão de deixar claro: "Eu também estou me divertindo. Não é para menos. O ator, que virou protagonista de Malhação em 2005, depois de uma participação em Começar de Novo, está em sua segunda novela das oito (a primeira foi Páginas da Vida).

O ator voltou ao horário nobre após participar de uma trama das seis de pouca repercussão (Eterna Magia). Tudo isso em três anos de carreira. "Não era minha intenção emendar uma novela na outra, não estou nessa ansiedade. Mas acabou acontecendo", diz.

Despojamento

Ele demonstrou despojamento ao receber a reportagem em sua casa: acompanhado do labrador Zion, calçava Havaianas e passou boa parte da entrevista dobrando a barra da calça, sem se preocupar em ajeitá-la mais tarde, ao posar para as fotos. Rodrigues parece não se preocupar com julgamentos. E garante que aprendeu a não se deixar derrubar por críticas negativas nem ficar inflado pelas positivas.

"Essa coisa de nota zero e nota dez não enche a minha dispensa. Eu só leio as críticas para medir a temperatura do que faço", explica. Apesar do pouco tempo de carreira, o ator demonstra uma segurança rara, até mesmo para apontar seus pontos fracos. "Entrei em Malhação muito sem experiência e hoje sei o meu potencial. Mas não sou gênio. Eu me considero um ator irregular, até pela velocidade do trabalho na tevê. Fazer novela não é fácil: às vezes não temos esse tempo de acertar", diz o ator, que já sofreu com as críticas na época de Malhação.

"A gente vai aprendendo, né? Você também não pode olhar para o trabalho de um ator iniciante e ter uma cobrança olímpica. É preciso ter um pouco mais de calma com o julgamento." Namorado da apresentadora do Esporte Espetacular, Cristiane Dias, o ator, que completa 28 anos hoje, jura que o universo das celebridades não o seduz. Ele até se orgulha de não estampar todas as semanas as revistas do segmento.

"Tinha uma vida pacata antes da tevê e continuo assim: um cara simples", diz o ator, criado entre a mãe, a avó e a irmã. "Isso me deixou menos bruto." Rodrigues faz análise "para levar a vida de maneira mais calma", e, claro, sabe o tipo de reação que causa em algumas fãs. "Mas não acho que eu tenho uma beleza física exuberante. Quando você entra na tevê pode se deslumbrar facilmente. Comigo não rolou, mas tive um desequilíbrio (refere-se às críticas que recebeu em Malhação), que me deixou frágil e me fez sofrer."

O problema ali foi ter encarado um protagonista logo após a estréia na tevê? "Pior seria tentar muito esse posto e nunca alcançar. Prefiro não deixar passar batido nenhuma lição de amadurecimento", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]