• Carregando...

Depois de ter seu samba retirado da competição para o desfile deste ano e desistir de desfilar pela Vila Isabel, Martinho da Vila diz que está de bem com a escola. O compositor afirmou ter assistido ao desfile pela televisão e disse que seu desentendimento com a Vila não foi grande como anunciado:

- Assisti pela televisão, feliz da vida. Parecia que eu estava desfilando lá. No duro, eu estava lá, porque quase tudo que eu falei falei para a Vila, para o Alexande Louzada, quase todoas idéias que eu dei foram utilizadas.

O músico, que passou o carnaval em Recife, disse não ver a hora de chegar em Vila Isabel.

- Eu tô feliz da Vila. A primeira coisa que vou fazer quando chegar em Vila Isabel é dar uma volta e escolher alguém para tomar um chope.

A rasgação de seda, porém, não foi suficiente para abafar o mal-estar que tomou conta da agremiação depois que o compositor, magoadíssimo por ter sido convidado para fazer um samba-enredo que acabou defenestrado da disputa final sem maiores explicações, foi passar o carnaval no Nordeste.

Escola se divide entre fãs e magoados

Para se ter idéia de como a reconciliação pode ser difícil, já que a escola se dividiu entre os que falam mal de Martinho e os que tentam pôr panos quentes na confusão, na quarta, enquanto milhares de pessoas comemoravam a vitória na quadra, Vinicius Alves, filho do presidente da escola, Wilson Vieira Alves, reclamava de Martinho.

- Ele é um mal-educado. Falou mal da Vila, a nossa casa.

Um dos compositores do samba-enredo "Soy loco por ti América: a Vila canta a latinidade", Carlinhos do Peixe engrossava o coro dos descontentes:

- Olha aí, Martinho, veja o resultado do nosso trabalho. Você poderia estar participando junto com a gente - disse, criticando o afastamento do compositor que participava da escola há quase 40 anos.

Outro compositor, André Cavalcante Diniz, que este ano conquistou pela oitava vez a disputa pelo samba-enredo, também distribuiu alfinetadas:

- Nossa vitória se deve ao fato de a direção da escola não se render à pressão da mídia, que queria impor o samba do Martinho. Está aí o resultado. O título foi decidido pelo quesito samba-enredo - disse.

Em Recife, alheio ao disse-me-disse em Vila Isabel, Martinho se disse encantado com a experiência de passar o carnaval longe do Rio:

- Aqui tem frevo, tem maracatu, marchinhas. Tirando o desfile das escolas de samba do Rio, o carnaval daqui é melhor.

O compositor minimizou os problemas com a Vila e chegou a elogiar o samba:

- Ele tem um refrão que levanta a arquibancada.

Mas, evoluindo no quesito morde-e-assopra, acrescentou:

- O samba hoje segue um padrão, que eu não gosto, de privilegiar a empolgação. Não trabalha a melodia, a poesia. Neste tipo de padrão, a Vila tinha um bom samba.

Empolgado com a vitória, Martinho diz que, mesmo no Nordeste, não estava tão longe assim da Sapucaí:

- Fui eu quem sugeriu o enredo da latinidade.

Disposto a selar as pazes, ele diz que está pensando em adiantar a volta ao Rio, prevista para segunda-feira, para participar do Desfile das Campeãs. Se depender do vice-presidente da Vila Isabel, Evandro Luiz Nascimento, o Bocão, será recebido de braços abertos:

- Não tem rivalidade. O Martinho não pôde desfilar, mas ele também é campeão.

Segundo o presidente da escola, Wilson Silva, o qüiproquó tem explicação simples:

- Não houve polêmica em relação ao samba. O que aconteceu foi que o Martinho perdeu e ficou triste. Não acho que Chico Buarque e Roberto Carlos só tenham emplacado grandes obras na carreira deles. Algumas músicas devem ter sido engavetadas. Se ele não tiver compromissos profissionais, desfilará no dia das campeãs.

Sábia, Analimar, filha de Martinho, não mete a colher:

- Daqui a pouco eles estão se beijando de novo, então não vou me meter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]