• Carregando...
Orquestra fashion: performance de rock e costura é atração da mostra paralela | Alberto Krawczyk/Divulgação
Orquestra fashion: performance de rock e costura é atração da mostra paralela| Foto: Alberto Krawczyk/Divulgação

Campeão

Comédia curitibana é peça mais procurada e abre sessões extras

O espetáculo Tesão Piá é o grande campeão de vendas do Fringe, a mostra paralela do Festival de Curitiba. A procura do público esgotou rapidamente os ingressos das apresentações dos dias 30 e 31 de março, no Teatro Regina Vogue. Em razão disso, a organização do festival marcou duas sessões extras: uma, no dia 1º de abril, também já está esgotada. Na tarde de ontem, restavam poucos ingressos para a sessão do dia 3 de abril.

O espetáculo escrito, dirigido e estrelado pelos comediantes Cadu Scheffer e Fagner Zadra é, em parte, a versão ao vivo dos vídeos da série Como Se Fala em Curitiba, que faz sucesso na internet ao mostrar a prosódia peculiar dos moradores da cidade.

Comediante profissional há três anos, Fagner Zadra comemora a visibilidade que a repercussão on-line do trabalho trouxe para as apresentações no palco. "Antes, para lotar o teatro, nós tínhamos de ir atrás do publico. Agora, podemos mostrar nosso trabalho para muito mais pessoas com perfis diferentes."

Nem só de dramas, comédias, palcos e coxias vive o Festival de Curitiba. Neste ano, como de costume, o evento apresenta uma ampla programação paralela, que inclui música, literatura, cinema, gastronomia, exposição e baladas.

Na música, o destaque é a apresentação de Orquestra Fashion – Uma Costura Musical, nos dias 4 e 5 de abril, no Canal da Música. O espetáculo traz uma performance da estilista Lisa Simpson e da banda Joanetes, ao lado de convidados músicos, como Cassiano Fagundes, Andreza Michel e Babi Age, da banda Cacique Revenge, o monobanda O Lendário Chucrobillyman, entre outros.

No palco, a estilista costura em cena, ao vivo, o figurino do espetáculo. "É algo que nós já fazemos há algum tempo ali no Largo da Ordem [onde Lisa mantém o seu ateliê]. Queremos reproduzir este espírito no palco, com convidados que fazem parte deste trabalho. A transformação da roupa ao vivo, no improviso, é muito livre, o que vai rolar é uma surpresa", adianta Lisa.

Destaque também para a apresentação da Banda Panamericana, composta por Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Charles Gavin (ex-Titãs), Toni Platão (ex-Hojerizah) e Dé Palmeira (ex-Barão Vermelho), no dia 3 de abril, no Teatro Positivo.

Ainda na programação oficial, estão previstos os lançamentos de três livros. Um deles acontece hoje, no Teatro Novelas Curitibanas e é uma coletânea de textos recentes de autores locais, batizada de Dramaturgias Curitibanas (leia mais nesta página).

No sábado, 30, às 11 horas, o Sesc Paço da Liberdade sedia o lançamento de Espanca!, coletânea das principais peças do grupo teatral mineiro de mesmo nome, sucesso em edições passadas do festival e atualmente em cartaz na Mostra 2013 com o premiado espetáculo O Líquido Tátil.

No dia 2 de abril, também no Paço, será lançado, às 18h30, o livro Dramaturgia Infanto Juvenil, de Fátima Ortiz. A versatilidade da atriz, diretora, escritora e arte-educadora ganha ainda, a partir de hoje, uma exposição fotográfica no Memorial de Curitiba. Composta por imagens do fotógrafo Edu Camargo, Mãos de Fátima retrata o cotidiano criativo da autora e dá início a uma série de ensaios com retratos de personagens de Curitiba.

Cinema

A Cinemateca de Curi­tiba também se converte em um dos "palcos" do festival até o dia 7 de abril e exibe a Mostra de Cinema Palco e Plateia. Na programação, estão produções do Galpão Cine Horto, projeto do grupo mineiro de teatro, com direção de Chico Pelúcio. Em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil, também serão exibidos filmes sobre o teatro alemão, em parceria com o Instituto Goethe. A gastronomia também chega à boca de cena com o Gatronomix. O evento, com curadoria do chef Celso Freire, chega à quinta edição durante o festival. Em barraquinhas montadas no Museu Oscar Niemeyer (MON), nos dias 6 e 7 de abril, das 11 às 16 horas, cozinheiros brasileiros renomados vão preparar pratos a preços populares.

Baladas

Pelo menos duas baladas oficiais fazem parte da programação do festival. Hoje à noite rola a festa Cafeína, no Bar do Simão (Av. Manoel Ribas, 656, Mercês), com discotecagens de cinco DJs locais. Na véspera do encerramento do festival, no dia 6 de abril, está agendada a terceira edição da festa carioca Funfarra, no Espaço Cult (R. Dr. Claudino dos Santos, 72, São Francisco).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]