• Carregando...
Os trabalhos de Amil Júnior... |
Os trabalhos de Amil Júnior...| Foto:
  • ...e Ana Paula Lopes compõem a exposição, que traz ainda obras de outros 72 artistas

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) recebe a partir de hoje a exposição Possíveis Conexões. A mostra, com abertura marcada para às 19 horas, é resultado da parceria do MAC com quatro instituições de ensino em artes visuais: a Escola de Música e Belas Artes (Embap), a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tuiuti (UTP). As obras dos 74 artistas (professores e estudantes) ficam em exposição até o dia 1º de fevereiro de 2009, com entrada franca.

O público que visitar a mostra vai conferir o resultados das diversas pesquisas realizadas nas instituições participantes. A partir de desenhos, vídeoarte, interferências urbanas (que acontecem dentro do espaço do próprio museu), pinturas e esculturas, a mostra apresenta várias possibilidades de materiais e técnicas de produção artística.

Diante da diversidade dos trabalhos expostos, a curadoria, dividida entre André Rigatti (FAP), Keila Kern (Embap), Simone Landal (UTP) e Stephanie Dahn Batista (UFPR), se preocupou sobretudo em estabelecer relações de conexão e confrontação entre as obras."O resultado final da exposição é um painel da produção artística recente, tanto de profissionais que já têm uma trajetória consolidada quanto de estudantes e artistas que estão começando a produzir", comenta Simone Landal, da UTP.

Parceria

O objetivo da parceria do MAC com as escolas de artes, inédita em Curitiba, é estabelecer uma maior proximidade com a comunidade acadêmica e possibilitar o diálogo entre diferentes instituições. Segundo o diretor do MAC, Alfi Vivern, a iniciativa visa também a proporcionar uma experiência profissional aos artistas e estudantes, que puderam participar de todo o processo de montagem da exposição. "O projeto não só incentivou a pesquisa e a produção acadêmica, como possibilita que o que é produzido nas instituições seja amplamente conhecido pela sociedade", afirma o curador André Rigatti, da FAP.

Para que esta relação entre o museu e as instituições de ensino que produzem conhecimento e discutem conceitos e visões artísticas se torne constante, o MAC pretende dar continuidade ao projeto, que será realizado bienalmente. "Possíveis Conexões é uma grande interação entre o conhecimento teórico, produção de jovens artistas e o espaço museológico. E nós apostamos na possibilidade e na capacidade das instituições de darem visibilidade às obras dos seus alunos", complementa Vivern.

Serviço

Possíveis Conexões. De 8 de outubro à 1° de fevereiro de 2009, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (R. Emiliano Perneta, 29). Abertura hoje, às 19 horas. Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas; sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]