• Carregando...

O pesquisador e jornalista Rodrigo Faour também é o responsável pela reedição da discografia da cantora, lançada em 1998 em uma caixa. "Há anos sonhava em reeditar os CDs da Elis de maneira melhor em relação à caixa anterior, com capas, contracapas, encartes, letras revisadas, som ainda melhor e também incluir todas as faixas avulsas dela possíveis." Isso se tornou viável com o apoio e à convite de Alice Soares, gerente de projetos da Universal, gravadora que hoje detém os direitos da Philips e da Polygram, selos pelos quais Elis lançou a maioria de seus álbuns fundamentais.

Nos arquivos da Universal, conta Faour, ele conseguiu encontrar "Comigo É Assim", sobra do LP Como & Porque, de 1969. "Fora isso, resgatei takes alternativos de 'Amor até o Fim' e 'Exaltação a Tiradentes', um ensaio da gravação de 'Águas de Março', do disco Elis & Tom, e muitas pérolas que nunca entraram em coletâneas dela."

Na primeira caixa, Elis nos Anos 60, entra a compilação Pérolas Raras, que foi produzida por Faour na virada de 2005 para 2006, e mais um CD simples com gravações de 1965 a 1968. E na segunda, Elis nos Anos 70, foi incluído o CD duplo No Céu da Vibração, com mais 28 faixas avulsas.

O produtor conta que uma das grandes diferenças em relação à caixa anterior é que ele colheu depoimentos de quase 20 profissionais que trabalharam com Elis. É um complemento importante à biografia dela, Furacão Elis, de Regina Echeverria (leia quadro nesta página), que aborda mais a persona de Elis do que detalhes artísticos do seu trabalho.

Montreux

Outro disco ao vivo, também ganhará nova edição Montreux Jazz Festival, que registra a participação da cantora no evento suíço, em 1979. Elis fez dois shows naquele dia. Um à tarde, em que fez uma ótima performance, e outro à noite, já cansada. Lançado meses depois de sua morte, o LP de 1982 trazia apenas nove faixas, retiradas quase quase todas da apresentação vespertina. Com o título de Um Dia, a nova versão terá dois CDs, com ambas as apresentações. A produção ficou a cargo dos pesquisador Marcelo Fróes, que planeja lançar em DVD a íntegra dos shows em Montreux.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]