Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indústria fonográfica

Discos vendem menos e downloads batem recorde nos EUA em 2008

Vendas de álbuns digitais não compensam queda de venda de discos. Ano teve recorde de vendas de faixas digitais avulsas, com 1,07 bilhão

As vendas de discos continuaram caindo em 2008, enquanto o crescimento do download de faixas digitais não conseguiu compensar a queda da venda de CDs no ano.

Os resultados das vendas divulgados nesta quarta-feira (31) pela Nielson Co. mostram que o total de vendas de álbuns nos EUA, incluindo vendas de álbuns digitais, caíram para aproximadamente 428 milhões de unidades, uma queda de 8,5% em relação às 500 milhões de unidades vendidas em 2007.

A venda de álbuns físicos caiu de 450 milhões para 362 milhões, enquanto a venda de álbuns digitais cresceu 32%, batendo o recorde de quase 66 milhões de unidades.

As vendas de faixas individuais, feitas por sites como o iTunes, da Apple, cresceram 27%, e pela primeira vez ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades, com 1,07 bilhão de unidades vendidas.

Tendência

O relatório mostra que uma tendência complicada para a indústria fonográfica continua se repetindo, quando os lucros estão difíceis de ser mantidos, uma vez que os consumidores preferem comprar faixas avulsas no lugar de álbuns completos. O número de transações cresceu 10,5%, para 1,5 bilhão – mas esse número não faz distinção entre compras de faixas avulsas e álbuns completos.

"Você pode ver o total de vendas unitárias como positivas, mas o modelo de negócios da indústria fonográfica é realmente baseado em vendas de álbuns, e elas continuam caindo", diz Silvio Pietroluongo, diretor de rankings da revista Billboard. "O consumo de música nunca esteve num patamar tão alto, só é necessário transformar isso em receita", completou.

Algumas gravadoras estão fazendo progresso. Craig Kallman, presidente da Atlantic Records, subsidiária da Warner Music, que tem em seu casting artistas como Kid Rock e T.I., disse que seu selo chegou a um marco em setembro de 2008, quando o lucro com vendas digitais ultrapassou o lucro com vendas de CDs.

O selo, o maior vendedor de discos nos EUA em 2008, teve que ser mais cuidados na hora de escolher que artista promover e mais paciente ao esperar que as suas músicas façam sucesso, explica Kallman.

A Nielsen SoundScan disse que as vendas de álbuns caíram em todos os gêneros. A música clássica registrou a maior queda, com 26%, seguida pela queda de venda dos discos de country (24%) e de música latina (21%). Taylor Swift foi a artista que mais vendeu no ano,com 4 milhões de álbuns vendidos, seguida por AC/DC, Lil’ Wayne e Coldplay.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.