• Carregando...

As vendas de discos continuaram caindo em 2008, enquanto o crescimento do download de faixas digitais não conseguiu compensar a queda da venda de CDs no ano.

Os resultados das vendas divulgados nesta quarta-feira (31) pela Nielson Co. mostram que o total de vendas de álbuns nos EUA, incluindo vendas de álbuns digitais, caíram para aproximadamente 428 milhões de unidades, uma queda de 8,5% em relação às 500 milhões de unidades vendidas em 2007.

A venda de álbuns físicos caiu de 450 milhões para 362 milhões, enquanto a venda de álbuns digitais cresceu 32%, batendo o recorde de quase 66 milhões de unidades.

As vendas de faixas individuais, feitas por sites como o iTunes, da Apple, cresceram 27%, e pela primeira vez ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades, com 1,07 bilhão de unidades vendidas.

Tendência

O relatório mostra que uma tendência complicada para a indústria fonográfica continua se repetindo, quando os lucros estão difíceis de ser mantidos, uma vez que os consumidores preferem comprar faixas avulsas no lugar de álbuns completos. O número de transações cresceu 10,5%, para 1,5 bilhão – mas esse número não faz distinção entre compras de faixas avulsas e álbuns completos.

"Você pode ver o total de vendas unitárias como positivas, mas o modelo de negócios da indústria fonográfica é realmente baseado em vendas de álbuns, e elas continuam caindo", diz Silvio Pietroluongo, diretor de rankings da revista Billboard. "O consumo de música nunca esteve num patamar tão alto, só é necessário transformar isso em receita", completou.

Algumas gravadoras estão fazendo progresso. Craig Kallman, presidente da Atlantic Records, subsidiária da Warner Music, que tem em seu casting artistas como Kid Rock e T.I., disse que seu selo chegou a um marco em setembro de 2008, quando o lucro com vendas digitais ultrapassou o lucro com vendas de CDs.

O selo, o maior vendedor de discos nos EUA em 2008, teve que ser mais cuidados na hora de escolher que artista promover e mais paciente ao esperar que as suas músicas façam sucesso, explica Kallman.

A Nielsen SoundScan disse que as vendas de álbuns caíram em todos os gêneros. A música clássica registrou a maior queda, com 26%, seguida pela queda de venda dos discos de country (24%) e de música latina (21%). Taylor Swift foi a artista que mais vendeu no ano,com 4 milhões de álbuns vendidos, seguida por AC/DC, Lil’ Wayne e Coldplay.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]