• Carregando...

Cidadania é o tema central da comédia Alô, Alô, Brasil!, que estréia hoje no Guarinha, com sessões às 10 horas e 19h30. A peça é um projeto educacional do Sesi-PR dirigido ao público adolescente e produzido em conjunto com a Fundação de Estudos Sociais do Paraná – FESP. Estão previstas 60 apresentações gratuitas em todo o Estado.

Escrita por Anna Zétola e Luciana Narciso, a peça utiliza diálogos bem-humorados e recursos de animação para tratar de questões "sérias" como voto responsável, representação política, patrimônio público, cooperação social, tráfico de drogas, direitos do consumidor, liberdade de expressão, entre outros assuntos relacionados à cidadania.

Cinco atores do Grupo de Teatro AtuaFesp Empresarial se alternam em vários papéis – entre eles, o veterano Adolfo Pimentel. O cenário é uma pequena ilha, que representa o estado do Paraná, onde problemas e soluções surgem a todo momento.

O artista plástico Guilherme Caldas criou a história em quadrinhos, projetada ao mesmo tempo em que os atores estão em ação e, muitas vezes, interagindo com eles. Em uma cena, por exemplo, uma personagem com problemas no seu celular discute com o call center de uma companhia de telefonia móvel em um orelhão projetado.

"A resposta do público está sendo excelente. Muitos deles me falaram que gostaram da peça porque trata da realidade deles, há uma identificação", conta Anna Zétola, que também dirige o espetáculo e é autora de outras peças voltadas aos jovens, como Adolescer. com, de 2004.

Para ela, trabalhar com esse público tem um lado muito positivo. "É um público barulhento, que interage o tempo todo com o espetáculo. Eles dançam, cantam, batem palmas, mas também sa-bem ficar em silêncio quando é necessário", conta.

Mas, não é só o riso ou o uso de recursos próximos ao universo dos jovens – as projeções de vídeo, por exemplo – que seguram o espectador. A peça é uma comédia, mas sabe dosar humor com reflexões sobre temas essenciais neste período de reviravoltas do cenário político brasileiro. "Queremos que os adolescentes sejam mais participantes. Não adianta ficar só reclamando, é preciso ser mais ativo politicamente. Nas eleições, eles precisam saber escolher bem seus candidatos e depois cobrar suas promessas", explica Zétola.

Alô, Alô, Brasil! estreou no dia 7 de setembro, no Teatro do Sest/Senat (R. Salvador de Ferrante, 1440, Boqueirão). Em setembro, após passar pelo Guairinha e pelo Colégio Estadual do Paraná – onde serão feitas apresentações exclusivas aos alunos –, o espetáculo percorre o interior do Paraná.

Serviço: Alô, Alô, Brasil! Comédia escrita por Anna Zétola e Luciana Narciso. Direção de Anna Zétola. Com Adolfo Pimentel e atores do Grupo AtuaFesp Empresarial. Escolas interessadas em agendar apresentações devem entrar em contato pelo telefone (41) 3028-6578 ou pelo e-mail teatro@fespr.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]