• Carregando...

Na próxima quinta-feira, o GNT exibe o documentário O Maior Restaurante do Mundo. O título faz referência ao West Lake, de Changsha, na China. Ele tem 5 mil lugares distribuídos em 800 mesas e dois pisos. De fora, parece um palácio – o tamanho realmente impressiona.

Uma consulta rápida na internet e se tem a impressão de que a discussão é longa. Uma matéria na página da BBC, postada em junho do ano passado, diz que o maior restaurante do mundo fica no subúrbio de Damasco, na Síria. O Damascus Gate tem 6.014 lugares. Na lista, existe ainda um certo Royal Dragon, de Bangcoc, na Tailândia, desbancado pelo árabe.

No documentário sobre o West Lake, aparece o certificado do Guinness Book, que poderia garantir o recorde, mas, por via das dúvidas, o título original do filme optou por dizer que se trata do maior restaurante "chinês" do mundo.

O fato é que o estabelecimento surpreende. São 300 cozinheiros, milhares de pratos servidos diariamente, toneladas de peixe e de porco consumidas todas as semanas, e mais centenas de quilos de cobra.

A proprietária é Qin Linzi, uma senhora enérgica que sai pelo restaurante brindando com vários clientes até ficar bêbada porque é indelicado erguer o copo e não beber (por que ela não usa suco em vez de cerveja o filme não mostra).

A produção é ótima enquanto se dedica a mostrar os bastidores do restaurante, falando, por exemplo, sobre as competições realizadas entre os chefs – que precisam preparar pratos bizarros em tempo recorde, como o peixe frito vivo e a cobra servida em pedaços que ainda se mexem no prato diante do cliente.

Da metade para o fim, o filme deixa o restaurante de lado para dar espaço a uma lenga-lenga interminável sobre o casamento de uma das funcionárias do restaurante e gasta tempo explorando (muito mal) a vida íntima da senhora Qin. Ela era divorciada, tinha 45 anos e já era milionária quando resolveu se casar com o motorista, um homem tímido, quieto, que carrega suas bolsas e abre suas portas. "Ela é o chefe da casa durante o dia, mas, depois da meia-noite, quem manda sou eu", diz ele, sorrindo para a câmera. Por investir nessas histórias paralelas, o documentário perde a chance de explorar melhor um assunto incrível. O resultado lembra um vídeo institucional.

Serviço

O Maior Restaurante do Mundo (The Biggest Chinese Restaurant in the World. Reino Unido/Holanda/Dinamarca, 2008). Direção de Weijun Chen. Documentário. 80 min. Estreia no GNT na quinta-feira, dia 12, às 21 horas.

inetto@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]