• Carregando...

Como era de se esperar, "Dois filhos de Francisco" ultrapassou a marca de "Carandiru", de Hector Babenco, tornando-se o filme brasileiro de maior público desde a retomada do cinema nacional. O longa sobre a história de Zezé Di Camargo e Luciano acumulou este fim de semana 4,7 milhões de espectadores.

O chamado ciclo da retomada do cinema brasileiro - período de renascimento do audiovisual nacional depois da extinção da Embrafilme - se iniciou entre 1995 e 1996 com o lançamento de "Carlota Joaquina", de Carla Camurati, e "O quatrilho", de Fábio Barreto. Desde então vêm surgindo grandes bilheterias nacionais, como "Carandiru", "Cidade de Deus", os filmes da Xuxa, "Deus é brasileiro", "O auto da Compadecida" e "Lisbela e o prisioneiro".

"Dois filhos de Francisco" é também o filme de maior renda e público no país em 2005, superando os blockbusters "Os Incríveis", "Madagascar" e "Star Wars". O longa dirigido por Breno Silveira ocupou por nove semanas consecutivas a primeira posição do ranking de público brasileiro e a previsão é de que ultrapasse a barreira dos 5 milhões de espectadores.

Para completar o quadro de recordes, "Dois filhos de Francisco" é o filme brasileiro de maior arrecadação nas duas últimas décadas, com mais de R$ 34 milhões (valor superior a US$ 15 milhões) acumulados, além de ser a quinta maior renda de um filme lançado no Brasil, perdendo apenas para "Titanic", "Homem Aranha" (I e II) e "A paixão de Cristo".

Produzido pela Conspiração Filmes, Columbia Tristar Filmes do Brasil, Globo Filmes e ZCL Produções Artísticas, a cinebiografia da dupla sertaneja foi eleita para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]