• Carregando...
Monumento ao Canteiro, em Quatro Barras, de quatro metros de altura: grandiosidade é uma das marcas do escultor Jonas Corrêa | Jonas Corrêa/Divulgação
Monumento ao Canteiro, em Quatro Barras, de quatro metros de altura: grandiosidade é uma das marcas do escultor Jonas Corrêa| Foto: Jonas Corrêa/Divulgação

Quando era um menino de menos de dez anos em Pinhalão, Noroeste do Paraná, o escultor Jonas Corrêa tinha como diversão cavar poços com os amigos da rua. Antes de chegar na água, encontrava argila e se distraía moldando figuras e objetos. Mal sabia ele que a argila seria a principal matéria-prima de seu trabalho. Ele ganha agora uma re­­tros­­pectiva, com mostra de 15 réplicas e esculturas, que será inaugurada hoje no Shopping Jardim das Américas.

Entre as obras, o público po­­derá ver miniaturas do Monumento aos Direitos Humanos para a Praça da República de Cuiabá; Monumento ao Atleta, feita para o Estádio Olímpico de Paranaguá e o Monumento ao Canteiro, em Quatro Barras. "A região de Quatro Barras é de extração de terra e granito, mas, além disso, uma área de preservação ambiental. Com essa escultura, quis fazer uma homenagem a essa profissão, hoje quase extinta, e falar deste paradoxo entre explorar uma riqueza e resguardá-la", explica o escultor.

Uma característica marcante nas obras de Jonas Corrêa, que diz não buscar inspiração em um escultor específico, são os tamanhos de suas esculturas. Na exposição, a única estátua em formato original será Hércules, que tem mais de dois metros de altura e foi cedida para a exposição pelo Colégio Positivo, onde está atualmente. Todos os outros monumentos, representados na mostra por meio de réplicas, costumam ter de três a cinco metros. "Sempre gostei de esculturas grandes. Quando eu via a escultura do 'Homem Nu' [de Erbo Stenzel, na Praça 19 de Dezembro], por exemplo, achava aquilo maravilhoso. E isso é algo que guardei e refletiu na minha carreira. Se alguém me encomenda um trabalho com um metro, quero fazer dois. Gosto do impacto do tamanho e do movimento que é possível transmitir."

Trajetória

Corrêa teve sua primeira formação em artes quando criança, em aulas no Parque São Lourenço, em Curitiba, com a artista plástica e professora aposentada da Escola de Belas Artes do Paraná (Embap) Lígia Beatriz de Borba. Aos 17 anos, conquistou o segundo lugar na Feira Sul-Americana de Artes Plásticas, representando o Colégio Estadual do Paraná. Nos anos 1980, foi para Cuiabá, onde realizou grande parte de sua obra. Retornou para Curitiba depois de dez anos e em 2000 ingressou na Embap, onde graduou-se em Escultura.

Serviço:

Esculturas de Jonas Corrêa. Shopping Jardim das Américas (Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Piso 1), (41) 3366-5885. Abertura hoje, às 19h. De 2ª a sáb., das 10h às 22h. Dom., das 11h30 às 21h. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]