• Carregando...
É Com Esse Que Eu Vou apresenta os sambas de carnaval em interpretações ao vivo | Léo Aversa / Divulgação
É Com Esse Que Eu Vou apresenta os sambas de carnaval em interpretações ao vivo| Foto: Léo Aversa / Divulgação

GUIA GAZETA DO POVO

O Guia Gazeta do Povo selecionou programas imperdíveis para você fazer na cidade logo após ver uma peça durante o Festival de Curitiba. Que tal esticar a noite com um jantar romântico, uma balada ou um barzinho para tomar aquela cerveja gelada com os amigos?! Assista ao vídeo e veja as dicas

O público curitibano pôde sentir a força e o charme do samba de carnaval carioca no espetáculo É Com Esse Que Eu Vou (confira o serviço completo), presente na Mostra Principal do Festival de Curitiba deste ano. O musical foi apresentado na sexta-feira (1º), às 21h, para uma empolgada plateia no Teatro Guaíra. A cada canção, aplausos. E olha que o número de composições na montagem passa de 80.

No texto assinado por Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral praticamente não há diálogos. Toda dramaturgia do espetáculo é conduzida por músicas de Ary Barroso, Zé Keti e Pedro Caetano, entre muitos outros. A peça, dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, é dividida por blocos temáticos. Cada um deles retrata um aspecto diferente da cultura do samba carnavalesco, como a relação morro e cidade e o contraste entre a tristeza e a alegria dos personagens retratados nas composições.

O que poderia ser um aglomerado de canções desconexas ganha contornos de crônica social, graças aos temas pouco datados dos enredos dos sambas. Triunfo do trabalho da dupla de autores, que escreveram juntos um elogiado musical sobre marchinhas de carnaval, Sassaricando, também dirigido por Möeller e Botelho.

Ao longo da montagem existem muitas cenas que declaram o amor pelo Rio de Janeiro, além de retratar temas profundamente regionalistas, como a importância da Lapa para o cenário musical do carnaval carioca. Ainda assim, o público curitibano não pareceu se cansar com as duas horas e meia de duração do musical.

Ao fim da encenação, todo o teatro levantou para cantar junto com o elenco a canção "Tristeza" de Haroldo Lobo. Teve gente que correu como tiete para frente do palco para sambar pedindo para a tristeza, por favor, ir embora. A plateia parecia querer que a alegria contagiada pelos sambas de carnaval ficasse mais um pouco. Ou talvez muito.

O espetáculo É Com Esse Que Eu Vou será apresentado novamente neste sábado (2), às 21h, no Teatro Guaíra.

Serviço

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]