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Reta final

• Na última etapa do Concurso Produz RPC, as três produtoras finalistas receberão uma ajuda de custo de R$10 mil para produzir um episódio-piloto a partir do projeto aprovado. Os candidatos também podem recorrer a fontes alternativas para completar o orçamento.

•  A partir dos resultados filmados, a comissão julgadora escolherá duas empresas vencedoras para produção e finalização de 24 episódios da série "Casos e Causos da Nossa Gente", um dos quadros de um novo programa da RPC.

•  A comissão julgadora levará em conta criatividade artística, argumento, relevância da abordagem acerca da cultura paranaense e brasileira e viabilidade técnica e financeira. A divulgação dos contemplados está prevista para o dia 9 de março.

A crônica "Dinheiro na Cueca", do escritor londrinense Domingos Pellegrini, dará origem a três episódios televisivos. São os programas-piloto que as produtoras de vídeo finalistas do Concurso Produz RPC começam a realizar a partir dos roteiros contemplados na primeira etapa. No último dia 19, a comissão julgadora do Projeto Produz Histórias RPC divulgou suas escolhas: as produtoras Realiza, Graphismo e Filmcenter, todas com sede em Curitiba.

Os 22 roteiros recebidos foram analisados por 11 profissionais do grupo RPC. Foram selecionados seis trabalhos, "peneirados" por uma segunda comissão, formada por Alice Urbim, do departamento de Produção da RBS, de Porto Alegre; Sérgio Siqueira, do departamento de Criação da Rede Bahia; Fernando Denardi, representante do setor de Produção da EPTV; João Braz Borges, diretor de Programação e Produção da TV Anhanguera (Goiás); a atriz Irene Ravache e o artista plástico Elifas Andreatto.

Após a realização dos episódios-piloto, serão contratadas duas produtoras para produção audiovisual e finalização de 24 episódios (12 cada uma) da série "Casos e Causos da Nossa Gente". O quadro fará parte de um novo programa da RPC, com formato de revista eletrônica e mais quatro blocos com conteúdo jornalístico e esportivo. O foco de tudo é o Paraná e a sua gente. "A idéia é falar sobre nossa cultura, abordando o que há de interessante na vida dos paranaenses", diz Rogério Mainardes, diretor de Marketing da RPC. A intenção é levar o programa ao ar em maio de 2007, aos domingos, após a série Sob Nova Direção. A seleção das produtoras vencedoras será divulgada no dia 9 de março.

O texto de Pellegrini foi escolhido como tema dos episódios-piloto por ser um texto curto, de fácil compreensão e dramaticidade, e que aborda um aspecto histórico do Estado, a formação de Londrina. "Permite que se trabalhe cenários, argumento forte, dá abertura para a criatividade e o humor", enumera Mainardes.

Para cumprir estes objetivos, as produtoras já iniciaram as etapas de pesquisa e pré-produção dos programas-piloto. A Realiza, criada há 18 anos pelas sócias Fernanda Morini e Jussara Locatelli, começa a filmar no início de fevereiro. A trama será ambientada na década de 50, mesmo período descrito pela crônica de Pellegrini – que, aliás, é um dos personagens do filme. "Desde o roteiro (escrito por Paulo Vítola) procuramos deixar a produção mais ágil, para facilitar a filmagem em um tempo curto e de acordo com o orçamento", conta Fernanda, diretora do episódio.

Cada produtora recebe uma ajuda de custo de R$10 mil para produzir o piloto. Os candidatos ainda podem recorrer a fontes alternativas para completar o orçamento.

Há anos produzindo vídeos comerciais, "opção necessária", as sócias perceberam no projeto da RPC a oportunidade de retomar trabalhos mais autorais e voltados à cultura regional. "Como a televisão é um fenômeno global, as pessoas vêem o Brasil e o mundo, mas nunca o que está perto delas. O programa é uma forma de suprir essa carência", opina Morini.

Para o diretor do episódio que será produzido pela produtora Graphismo, Silvio César Corrêa, o projeto dará novo ânimo ao mercado. "O Paraná precisa formar profissionais, criar uma cultura de mercado. Por conta da criação desta série, acho que muitas coisas boas vão acontecer este ano", prevê. A equipe da Graphismo, há 10 anos no mercado, está em fase de pesquisa para a realização do curta, roteirizado por Ricardo Leite. "Queremos mostrar o Paraná de uma maneira bonita, lúdica e prática, para que todos possam assimilar", explica.

O terceiro episódio será realizado pela produtora Filmcenter, a partir do roteiro de Ricardo Carvalho, e terá direção de Reinaldo Alves Camargo.

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