• Carregando...

1996. Ano em que o primeiro lugar no ranking de todas as rádios do planeta, inclusive na parada norte-americana da Billboard, era nada mais nada menos do que a debilóide "Macarena", do duo espanhol Los Del Rio. Ano em que o álbum mais vendido foi o chatíssimo Jagged Little Pill, da sumida canadense Alanis Morissette. Ano em que a MTV brasileira ainda exibia videoclipes em sua programação, entre eles, o de uma banda formada por três integrantes, que intercalava cenas gravadas em uma espécie de pântano lamacento e uma piscina de águas escuras. Afundando cada vez mais na tal piscina e tocando guitarra ao mesmo tempo, estava a pessoa responsável pelos vocais da canção intitulada "36 Degrees" – rock acelerado, de guitarras barulhentas e refrão ganchudo. A voz fina e um tanto anasalada, o cabelo na altura dos ombros e o rosto de traços delicados, ressaltados por maquiagem nos olhos e lábios, deixaram muita gente com a pulga atrás da orelha. "É homem ou mulher?", perguntavam alguns. "A vocalista é bem massa!", comentavam os mais distraídos.

Tratava-se do escocês Brian Molko, que, ao lado do colega de escola Stefan Olsdal (baixo), formou, em 1994, a banda Placebo, que ainda contava com Robert Shultzberg e Steve Hewitt, ambos revezando-se no posto de baterista. Unindo a androginia típica do glam rock setentista à distorção característica de ícones indies como Pixies e Nirvana, o trio lançou (com Shultzberg, substituído definitivamente por Hewitt em 1997), em julho de 1996, um álbum de estréia batizado com o nome da banda. Dez anos depois, tal disco – que vendeu 750 mil cópias ao redor do mundo – continua tendo presença garantida em nove entre cada dez listas de melhores álbuns de rock dos anos 90, fato que justifica o lançamento de Placebo: 10th Anniversary Collectors Edition, álbum duplo (CD e DVD), comemorativo ao aniversário de uma década do disco de estréia do grupo britânico.

Em embalagem caprichada, o relançamento traz as dez canções de Placebo devidamente remasterizadas e somadas a faixas-bônus. Entre as novidades está "Paycheck (Demo)", canção até então inédita; "Flesh Mechanic (Demo)", faixa disponibilizada apenas para membros do fã clube oficial da banda; "Drowning by Numbers", que integra o primeiro single do grupo, Come Home, lançado em fevereiro de 1996; "Slackerbitch", lado B do single Nancy Boy, lançado em janeiro de 1997; e a faixa escondida "H K Farewell", com duração de quase 15 minutos.

Já o DVD, além de trazer os videoclipes promocionais de "36 Degrees" (aquele mesmo do primeiro parágrafo), "Teenage Angst", "Nancy Boy" e "Bruise Pristine" – os quatro presentes na coletânea em DVD Once More With Feeling: 1996 – 2004 – conta com apresentações da banda em festivais e programas da televisão britânica. Entre as performances que merecem destaque, está a hilária participação no programa matutino The Big Breakfast, espécie de show de variedades comandado por apresentadores vestidos em agasalhos esportivos. O DVD também conta com a primeira aparição do trio no Top of the Pops, onde interpretam "Nancy Boy", verdadeiro hino à androginia e primeiro single da banda a conquistar o quinto lugar na parada britânica. Ideal para admiradores da banda e uma boa lição de rock para fãs do gênero pós-Strokes. GGGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]