• Carregando...

Uma versão comemorativa do livro "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, acaba de ser publicada pela Editora Rocco (120 págs., R$ 45,00), acompanhada pela narração do texto gravada em dois CDs pelo ator Pedro Paulo Rangel. A cantora Maria Bethânia que, desde o início de sua carreira, costuma ler trechos de livros de Clarice em seus shows, dá voz à dedicatória do autor, o narrador Rodrigo S. M., espécie de alter-ego da autora. A edição é lançada no ano em que se comemora 30 anos do seu lançamento, que por coincidência é o mesmo ano de morte da escritora.

Sob o arbítrio da Clarice, o personagem-narrador justifica sua história: "Apaixonei-me subitamente por fatos sem literatura – fatos são pedras duras e agir está me interessando mais do que pensar, de fatos não há como fugir". Na verdade, o excesso de simplicidade da personagem Macabéa, que tem sua curta trajetória de vida narrada sucintamente por Rodrigo, revela ainda mais a complexidade da escrita de Clarice, que manteve a mesma densidade de seus textos anteriores ao falar de uma nordestina simplória no Rio de Janeiro, "uma cidade toda feita contra ela", datilógrafa semi-analfabeta prestes a ser demitida por incompetência.

Esta personagem tão ordinária e, talvez por isso mesmo, tão complexa, ficou marcada no imaginário brasileiro pela figura franzina da atriz nordestina Marcélia Cartaxo, vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim de 1986 por sua interpretação de Macabéa, no filme homônimo ao livro da diretora Suzana Amaral (1985).

Clarice Lispector era, ela própria, nordestina naturalizada. Nascida na Ucrânia, em 1920, foi parar em Maceió com a família, em 1922, fugindo da perseguição anti-semita e da revolução bolchevique. Passou a infância em Recife e, aos 12 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Durante este ano estão previstos os lançamentos de outras obras em comemoração aos 30 anos de morte da escritora: "Perto do Coração Selvagem", seu romance de estréia; "A Paixão Segundo G.H."; "Laços de Família"; "A Cidade Sitiada" e uma fotobiografia, que sai ainda este ano pela Edusp, assinada por Nádia Bettella Gotlib, autora da mais completa biografia da escritora: "Clarice – Uma Vida Que Se Conta" (Ática, 1995).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]