• Carregando...
Com derrota histórica do Brasil, Lote 42 teve de conceder 70% de desconto e esgotou estoque em três horas | Reprodução
Com derrota histórica do Brasil, Lote 42 teve de conceder 70% de desconto e esgotou estoque em três horas| Foto: Reprodução

Ninguém esperava o massacre ocorrido no jogo da última terça-feira, mas poucos apostaram tanto na vitória do Brasil quanto os donos da Lote 42, de São Paulo.

A pequena editora prometeu, em sua loja virtual, desconto de 10% em seus livros, durante 24 horas, para cada gol tomado pela seleção no jogo contra a Alemanha. Após a surra por 7 a 1, a editora manteve a promessa e deu 70% de desconto aos clientes.

A super promoção gerou intenso burburinho nas redes sociais. Três horas após o fim da partida, todo o estoque da editora, cerca de 2 mil livros, estava esgotado.

A Lote 42 vem fazendo essa promoção em todos os jogos do Brasil na Copa. Como a seleção não tomou mais que um gol nas partidas anteriores, os descontos não tiveram muita repercussão.

Em média, a editora não vende mais que cinco livros por dia em seu site.

"Nós somos uma editora pequena, com pouquíssimo espaço na mídia. Bolamos essa promoção para nos diferenciar. Estávamos confiantes, não tememos os riscos. O Brasil era favorito, não tinha tomado muitos gols. Mas então ocorreu aquela tragédia", afirma João Varella, um dos sócios da Lote 42.

Varella sentiu um frio na espinha e um prenúncio de má sorte logo que soube que Bernard substituiria Neymar na partida contra os alemães.

"Aí, em pouco tempo de partida, minha cabeça ficou um turbilhão. Até o 5 a 0 do primeiro tempo, eu pensava: dá para a editora encarar. Mas depois eles fizeram mais dois gols e a coisa apertou."

Varella diz que o prejuízo em alguns livros foi amplamente compensado pela visibilidade conquistada pela editora.

"Tivemos uma exposição fantástica. A marca Lote 42 ficou conhecida por muita gente. Até ontem de tarde, tínhamos uns 6 mil seguidores no Facebook. Agora são 33 mil. Para nós também foi uma goleada."

Estratégia

A Lote 42 foi fundada em março do ano passado. Já editou seis livros, entre eles O Pintinho, de Alexandra Moraes, e Indiscotíveis, organizado pelo jornalista Itaici Brunetti.

Nos próximos dias, a Lote 42 pretende recolher alguns exemplares das livrarias e distribuidoras para reabastecer seu site, o principal canal de vendas da editora. Também deve , em breve, encomendar reimpressões dos livros.

Para o jogo de sábado pela disputa do terceiro lugar da Copa, ainda não definiu se manterá a promoção."Vai depender se iremos conseguir recompor nosso estoque até lá. Mas principalmente vai depender da escalação do Felipão. Se colocar o Fred e o Bernard novamente, penso em reduzir o desconto para 5%", conta, aos risos, Varella.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]