Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival

Em Brasília, aplausos para o rock

Brasília - Foi a apoteose que se esperava. Teatro Nacional lotado, frisson do público, emoção e palmas no final. Assim que Rock Brasília – A Era de Ouro, documentário de Vladimir Carvalho apresentado fora de concurso, bateu na tela tudo o mais foi esquecido (e havia muito para ser esquecido). Compreende-se. Em nenhum outro lugar o filme deve ter a recepção que ganhou em sua terra. É um trabalho de memória e amor à cidade e seus personagens, no caso, as bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Não por acaso, Vladimir encerrou seu (longo) discurso com a frase: "No fundo fiz o filme para dizer: Brasília, eu te amo!". Bom, festivais de cinema são assim, epidérmicos, grandiloquentes, redundantes.

Política e vaias

Os trabalhos da noite foram iniciados por um discurso dos mais extensos do apresentador José de Abreu. O texto dava a entender que se está diante de um marco zero. Tinha cunho político (o governador Agnelo Queiroz é do PT) e citou Dilma e outros figurões da República. Vladimir falou demais e cometeu o erro de agradecer à ministra da Cultura Ana de Hollanda. Houve vaia. Nova citação, e mais vaia, mostrando como anda a popularidade da ministra. No fim deu tudo certo. O filme, premiado como melhor documentário no Festival de Paulínia, entra em cartaz dia 21 de outubro. As pessoas, em geral, saíram satisfeitas com o que viram. Com reparos. Algumas lamentaram a excessiva duração do filme. "Faria bem a ele um cortezinho de uns 15 ou 20 minutos", disse uma espectadora. Outro se queixou de que havia muita fala e pouca música.

As observações são procedentes. E talvez tenham a ver com o fato de que o diretor veja o rock de uma posição um tanto externa ao movimento. Expressão de jovens, o rock talvez tenha exigido do mestre Vladimir uma elaboração tortuosa para captar-lhe o sentido. Daí o excesso de palavras para cercar um fenômeno que se dá na ordem das pulsões, da adrenalina, da intuição, mais que no da razão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.