• Carregando...

Descobrir as manifestações populares "aparentemente invisíveis aos órgãos públicos", procurando-as além dos circuitos e espaços culturais oficiais e centrais de Curitiba. Este é o principal intuito do projeto Mapeamento de Culturas Populares de Curitiba, criado no final de 2005 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio das suas diretorias de Ação e Patrimônio Cultural.

Unindo tal mapeamento ao conjunto de projetos de pesquisa sobre patrimônio imaterial que foram contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura, a FCC realiza, nos dias 1.º e 2 de setembro (sábado e domingo) o 1.º Seminário de Patrimônio Imaterial da Cidade de Curitiba, evento gratuito que irá promover palestras, exposições, espetáculos culturais e exibições de documentários, no Centro de Criatividade de Curitiba.

A programação terá início no sábado pela manhã, com destaque para a palestra A Diversidade Cultural no Contexto da Metrópole, a cargo de José Guilherme Magnani, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana (Nau), da mesma instituição.

Na seqüência, a jornalista e produtora cinematográfica Josina Melo apresenta o documentário Sobre o Fazer ... Artesãos de Curitiba e Região Metropolitana, em que mostra o trabalho de artesãos que utilizam matérias-primas extraídas da terra (raízes, pinhão, etc.) e de sucata. Entre os entrevistados está o artesão Antonio Passarinheiro, morto há pouco mais de um mês.

Outro destaque de sábado, será a exibição do documentário Pra Ver a Umbanda Passar: do Esquecimento à Lembrança, da historiadora e cientista social Luciana de Morais, em parceria com o cineasta Luciano Coelho. Ao todo, Luciana visitou 83 terreiros de umbanda em Curitiba – destas, 60 visitas foram acompanhadas pelo cineasta – mapeamento que visa a conscientizar a população local de que, apesar do preconceito existente, a religião é uma das mais presentes na capital paranaense.

Já no domingo serão abertas duas exposições fotográficas, seguidas da palestra Mapeamento de Culturas Populares, em que o antropólogo Ozanam Aparecido de Souza apresenta um levantamento de 450 manifestções populares cadastradas na região sul de Curitiba. Encerrando o evento, a programação conta com apresentações dos grupos Boizinho Faceiro e Fâmulos de Bonifrates.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]