• Carregando...
Joel Stones, dono de uma loja de discos, esteve no Brasil pesquisando a psicodelia | Divulgação
Joel Stones, dono de uma loja de discos, esteve no Brasil pesquisando a psicodelia| Foto: Divulgação
  • Coletânea lançada por Joel em 2010 fez um inesperado sucesso nos EUA

Provavelmente você nunca ouviu falar em Marisa Rossi, Fábio e Paulo Bagunça. Então, se atualize: em breve, estes nomes, sucessos do rock nacional nos anos 1960 e 1970, estarão de volta aos holofotes.

O ressurgimento desta trupe se dará graças ao cineasta curitibano Artur Ratton e o dono de loja de discos Joel Stones, ambos radicados em Nova York, que em janeiro de 2012 iniciaram uma expedição por Rio de Janeiro e São Paulo com a missão de explorar a música psicodélica brasileira dos anos 1960 e 1970 e seus remanescentes – os "músicos perdidos do Brasil", como define Joel.

O documentário Brazilian Guitar Fuzz Bananas – The Movie – que leva o mesmo nome da coletânea musical lançada por Joel e que conseguiu inesperado sucesso nos Estados Unidos em 2010 – ainda está a caminho, mas os primeiros resultados já podem ser vistos no vídeo promocional que Artur acaba de finalizar, com produção e edição de Lilka Hara.

No trailer, uma pequena amostra das visitas feitas pela dupla ao roqueiro Serguei – certamente o mais conhecido dos músicos entrevistados –; Fábio, paraguaio radicado no Brasil e cuja canção "Lindo Sonho Delirante (LSD)", escrita em parceria com Carlos Imperial, tornou-se um ícone da psicodelia nacional; Marisa Rossi, ganhadora da primeira "Grande Chance" no programa Flávio Cavalcanti, nos anos 1960; e Paulo Bagunça, que com sua Tropa Maldita participou do início do movimento funk nacional, ainda que à sombra de Tim Maia, Cassiano, Paulo Diniz e da Banda Black Rio.

Nomes realmente esquecidos ou de fato desconhecidos, tanto no Brasil quanto no exterior, que foram ressuscitados por Joel com o lançamento da coletânea em 2010 e que voltam à cena agora com o filme.

Por enquanto, o vídeo-promo é um aperitivo que ajuda quem não conhece a se familiarizar um pouco com essas raridades esquecidas nas estantes dos sebos. E também a ter a sensação de que Brazilian Guitar Fuzz Bananas – The Movie, com lançamento previsto para o final deste ano nos Estados Unidos, será uma grande viagem psicodélica.

Assista ao vídeo promocional de Brazilian Guitar Fuzz Bananas- The Movie:

Conheça o trabalho dos artistas entrevistados:

Paulo Bagunça:

Marisa Rossi:

Fábio:

Serguei:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]