Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Em Cannes, Paulo Coelho anuncia lançamento de filme colaborativo

"A Bruxa Experimental" estreia no Festival de Cinema de Roma, em outubro. Longa foi feito com vídeos dos leitores sobre o livro "A Bruxa de Portobello"

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou nesta terça-feira (19) em Cannes que o filme A Bruxa Experimental terá sua estreia durante o Festival Internacional de Cinema de Roma, em outubro. Depois, a ideia é que o longa entre em cartaz no circuito comercial, segundo o autor.

O filme é resultado de um projeto colaborativo criado pelo escritor no qual convocou seus leitores a enviarem vídeos inspirados no livro A Bruxa de Portobello, que seriam então editados em um filme de longa-metragem.

De acordo com Coelho, o projeto recebeu um total de seis mil vídeos, dos quais 15 foram selecionados. A duração total do filme, que foi realizado pela produtora Final Cut, é de 150 minutos.

Ao contrário do que se possa imaginar, o longa não é simplesmente uma colagem de vídeos. De acordo com a produtora Elisabetta Sgarbi, o resultado final é um filme linear.

"Não se trata de um filme experimental, é bem real. A partir dos vídeos enviados da África do Sul, México, Brasil e outros países, conseguimos contar uma história interessante em que é possível ver as diferentes faces da mesma personagem."

O livro A Bruxa de Portobello, publicado em 2007, é construído em torno de uma série de depoimentos sobre a mesma personagem. "É o único de meus livros que se adaptaria a um projeto como este", diz Paulo Coelho.

O escritor afirma que ficou satisfeito com a versão final do filme. "Ficou maravilhoso. O que mais me agradou foi ver o entusiasmo dos leitores e perceber que tinham uma visão muito próxima da minha." Coelho disse também que não repetiria o projeto.

Apesar disso, três outros romances do escritor estão em fase de produção por estúdios de Hollywood. Na segunda-feira (18), Coelho teve um jantar com Harvey Weinstein, chefão da Miramar, para acertar os detalhes da adaptação de O Alquimista, prevista para 2010.

Onze Minutos e Veronika Decide Morrer são outros de seus livros que em breve devem chegar às telas. O primeiro, que será dirigido por Hany Abu-Assad (de Paradise Now), terá Alice Braga, Mickey Rourke e Vincent Cassel no elenco. Já as filmagens de Veronika Decide Morrer estão concluídas e o lançamento do filme no Brasil é previsto para agosto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.