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Praça da Espanha: exemplo de espaço público que foi “apropriado” pela comunidade | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Praça da Espanha: exemplo de espaço público que foi “apropriado” pela comunidade| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Intocáveis

Veja o trailer, fotos e sessões do filme nos cinemas do Paraná no Guia Gazeta do Povo

A comédia Intocáveis, de Olivier Nakache e Eric Toledano, se tornou, no começo de setembro, o filme francês de maior sucesso de bilheteria no exterior de todos os tempos. Bateu o cult O Fabuloso Destino de Amérlie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet, depois de ter feito mais de 20 milhões de espectadores apenas no mercado doméstico, e arrisca chegar a um milhão de ingressos vendidos no Brasil, onde também vem surpreendendo, rompendo os limites do circuito de arte, além de ter sido escolhido para representar a França no Oscar 2013.

Hoje, estreia oficialmente em Curitiba mais um ótimo longa-metragem francês, que também esteve nas listas de melhores filmes do ano passado, quando venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e disputou o César, considerado o Oscar local, em diversas categorias, incluindo melhor filme e direção. Trata-se do ótimo drama Polissia, da atriz e diretora Maïwenn, ex-mulher do cineasta Luc Besson (de O Profissional).

O filme assume um tom semidocumental para retratar o cotidiano de uma divisão especial da polícia parisiense, encarregada da proteção de crianças e adolescentes. O setor se ocupa desde casos de abuso sexual até situações envolvendo negligência e exploração de meninos e meninas. Seu grande achado é conseguir dar conta não apenas de mostrar o trabalho dos policiais, mas a forma como eles lidam com histórias de vida tão complicadas e dramáticas que se torna quase impossível manter a objetividade profissional. O custo emocional do trabalho é imenso.

Maïwenn vive o papel de Melissa, uma repórter fotográfica que recebe a permissão de registrar com a sua câmera vários aspectos do dia a dia dos agentes, que a recebem com desconfiança. Aos poucos, no entanto, ela vai ganhando a confiança da equipe, a acompanhando em missões planejadas e noitadas regadas a muito a bebida, que servem de válvula de escape para a tensão que acumulam no serviço.

O cuidado em dar tridimensionalidade aos personagens, sobretudo aos policiais, faz com que Polissia seja bem mais do que um relato bem intencionado, ou heroico dos agentes. E os casos, embora sejam abordados de forma fragmentada, sem o intuito de, necessariamente, dar-lhe resolução, como costuma ocorrer em produções mais convencionais, também têm enorme impacto. Sem exagero, é um dos melhores filmes lançados em Curitiba neste ano. GGGG

Classificações: GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário. N/A Não avaliado.

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