• Carregando...

O publicitário, compositor e escritor José Oliva descobriu por meio da simplicidade, a fórmula para a transformação. Há pouco mais de seis anos, ele inventou as Caixinhas de Atitude, formado por textos de sua autoria e objetos variados, com o objetivo de levar o leitor à reflexão e à prática.

A mais nova edição é a caixinha Abra para Mover, Leia para Transformar, que já está à venda em Curitiba e em São Paulo. A peça reflete sobre a necessidade da mudança e sobre a dificuldade de concretizá-la em muitos casos.

A idéia nasceu com o lançamento do álbum "Todas as Pessoas", gravado por Oliva na década de 70. "Um cartaz com o texto chamado ‘Pessoas São Música’ vinha encartado e acabou fazendo mais sucesso do que o próprio disco", lembra.

O ensaio deu origem a outros textos humanistas que eram distribuídos aos amigos e em pouco tempo, chegaram pedidos para que os cartazes fossem comercializados. Oliva entretanto, não queria vender as suas criações sem antes encontrar uma relação entre o ler e o agir.

Foi então que surgiu "Ouse Fazer", criado em parceria com um amigo diretor de arte, que teve a idéia de entregar junto ao cartaz, sementes de girassol. Foi a solução encontrada para criar o tão desejado vínculo entre a leitura e a prática.

De lá para cá, outros sete kits interativos surgiram, entre eles, um sininho de vento que acompanhava "Pessoas São Música", e o livreto de fotografias com o texto "Toda Sua".

A oitava e mais recente caixinha, criada em conjunto com o designer Roberto Jubainski, oferece o texto "O Que Você Está Fazendo para Mudar?" e um caleidoscópio montável, que mostra de forma lúdica, o poder e a necessidade da mudança. "A intenção é que o leitor compreenda o texto e se sinta estimulado a montar o caleidoscópio e a tomar uma atitude em sua vida", explica Oliva.

Hoje em dia, as caixinhas são usadas por psicólogos e também como instrumentos de prática durante treinamentos de grandes empresas. O idealizador do projeto também realiza palestras e oficinas que abordam temas relacionados à transformação e ao crescimento. Todas as peças são realizadas em conjunto por diferentes artistas gráficos, artesãos e instituições sociais.

As peças de José Oliva são vendidas na Feira de Artesanato do Largo da Ordem e em lojas de Curitiba. Mais informações podem ser encontradas no site www.caixinhadeatitude.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]