• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

O cachorro de palavras difíceis Sam e o coelho sanguinário Max estão de volta, mais uma vez.

Sucesso na década de 90, quando o gênero de "apontar o mouse e clicar" garantia à LucasArts um lugar privilegiado na história dos games, a dupla de policiais "free-lancers" foi renovada em 2006, com seis episódios que formaram a primeira temporada.

Mensais, os episódios chegam agora à segunda temporada. Ao preço de US$ 8,95, cada capítulo é vendido apenas pela internet, então o consumidor brasileiro deve ter cartão de crédito internacional para adquirir o jogo diretamente no site da Telltale Games.

Se preferir, pode assinar a temporada inteira, por US$ 34,95, e fazer o download assim que cada capítulo for lançado. Ou, ainda, aguardar a temporada acabar e comprar todos os episódios em DVD, como aconteceu com a "Season One".

"Sam & Max - Episódio 201 - Ice Station Santa" leva os policiais mais engraçados e politicamente incorretos ao Pólo Norte para acertar contas com o velhinho da roupa vermelha e barbas brancas. A simplicidade de comandos (basta usar o mouse para andar e usar objetos) torna o jogo acessível mesmo aos novatos, e os requisitos técnicos inofensivos permitem uma boa experiência em praticamente qualquer computador recente.

Quem vê cara...

Apesar do visual cartunesco, quase infantil, "Sam & Max" continua sendo um jogo com diálogos inteligentes, piadas complexas, humor negro abundante e críticas ao "establishment". Max, o coelho, anda armado com uma pistola Luger, que ele dispara sem pensar duas vezes. Sam, o cachorro, é um cabeça fria que usa palavras complicadas e não pensa em censurar seu pequeno colega.

Na primeira temporada a dupla se envolveu com máfia, programas de talk-show e até com o presidente dos Estados Unidos. Agora, o alvo é o Natal. O que não significa que ratos suicidas, psicoterapeuras indecisas e máquinas de fliperama aposentadas saiam ilesas da brincadeira.

"Ice Station Santa" recupera personagens da primeira temporada e apresenta caras novas, de acordo com o contexto natalino. Papai Noel e seus elfos ajudantes estão lá, cada um com seus distúrbios. Bosco, da "loja de inconveniência", Abraham Lincoln, Sybil e Jimmy Two Teeth reaparecem.

O sarcasmo está em cada detalhe do cenários. Como sempre, vale clicar em todos os objetos para não perder nenhuma piada. O jogo só está disponível em inglês, então quem não domina o idioma pode ficar perdido na história.

Diálogo afiado

"- Vocês não eram governadores da Dakota?", diz Sam."- Sim, mas não foi o bastante. Então anexamos o Nebraska. Infelizmente, houve um pequeno desentendimento", responde o cantor mirim do trio "Soda Poppers". "- Com quem?", pergunta Sam. "- Com 2,5 milhões de eleitores. Eles venceram", responde outro irmão do trio.

Assim é a maioria dos diálogos de "Sam & Max": com humor negro, ironia e um mal disfarçado compromisso de defender a sociedade sem perder a piada. Frases sem sentido e que não revelam nenhum segredo para a solução dos problemas existem aos montes - e quem disse que isso é um problema? Boa transição

Enquanto Papai Noel obriga os elfos a construírem brinquedos incomuns, como bacia de piranhas, canhões de guerra e robôs gigantes que cantam pérolas da música pop, a vizinhança continua com problemas: Bosco, Jimmy Two-Teeth e até a novata Stinky estão na lista dos obstáculos.

À Sam e Max cabe a tarefa de salvar o Natal. À você, fica a missão de descobrir se eles conseguirão ou não (e melhor: como farão isso). Para resolver os problemas, é preciso usar as frases certas com os personagens adequados. Os itens coletados também devem ser utilizados corretamente para dar continuidade á história. A simplicidade de comandos é a mesma de sempre: cliques do mouse, e nada mais.

Quem já conhecia a série vai se divertir ainda mais com as piadas que se aproveitam de referências da temporada anterior. O novato tem a chance de conhecer a história num excelente momento de ligação entre as duas temporadas. Embora tenha alguns personagens perdidos no enredo e talvez perca um pouco de sua força para conquistar novos jogadores, "Sam & Max" está de volta para oferecer os momentos mais hilariantes dos jogos atuais. Que venha o episódio 202, em janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]