Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londres

EMI e Beatles chegam a acordo em disputa sobre royalties

A empresa que representa os Beatles chegou a um acordo para resolver uma disputa de 30 milhões de libras (59 milhões de dólares) com o EMI Group, envolvendo o pagamento de direitos autorais. O acordo pode finalmente abrir caminho para que a música dos Beatles seja vendida online.

A Apple Corps, empresa pertencente a Paul McCartney, Ringo Starr e os familiares de John Lennon e George Harrison, disse em dezembro de 2005 que iria processar a gravadora, depois do fracasso das negociações entre as duas.

A Apple Corps disse que uma auditoria determinou que a EMI não vinha cumprindo os termos de seu contrato.

"Acordamos termos mutuamente aceitáveis, e não haverá outros comentários", disse uma porta-voz da EMI. Uma representante da Apple Corps disse que o acordo foi fechado no mês passado.

A Apple e a EMI tinham travado uma batalha judicial separada envolvendo royalties e outras questões que durou dez anos e foi resolvida extrajudicialmente em 1989.

O anúncio vem após o acordo fechado em fevereiro para resolver outra disputa legal: um desentendimento entre a Apple Corps e a Apple Inc, fabricante de computadores e iPods, envolvendo marca registrada. Esse outro acordo também foi visto como crucial para que a música dos Beatles possa ser vendida online.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.