• Carregando...
Um dos desenhos de Mulheres Suspensas, no traço de Maureen Miranda | Reprodução
Um dos desenhos de Mulheres Suspensas, no traço de Maureen Miranda| Foto: Reprodução

Agenda

Saiba quais serão alguns dos projetos em parceria entre Maureen Miranda e Victor Sálvaro em 2010

Mulheres Suspensas

Projeto que prevê a exposição de desenhos de Maureen em lençóis, muros, outdoors e outros suportes físicos, e projeções em telões. Atrizes e cantoras vão enunciar textos, enquanto músicos realizarão performances sonoras. Mulheres Suspensas deve ser exibido dentro e fora de espaços comerciais e culturais de Curitiba. "Vamos envolver Curitiba em uma instalação", anuncia Sálvaro.

Coolture Club

Sálvaro e Maureen estão alugando um imóvel que será uma sede aberta a pessoas dispostas a trabalhar em conjunto. Já esboçam peças de teatro (algumas em fase de captação de recursos), shows de rock, vão montar uma banda (cover do The Cure) etc.

À primeira vista, Maureen Miranda, de 33 anos, e Victor Sálvaro, 35, têm pouco em comum. Ela é artista plástica, mas também tem o nome relacionado com as artes cênicas. Ele é produtor de moda, já foi drag queen e, entre outras modelos, descobriu a hoje internacional Isabeli Fontana.

Mas Sálvaro e Maureen são muito ativos, intensos e passionais. Individualmente, administram muitos projetos ao mesmo tempo. Aproximaram-se no fim do ano passado e, desde então, formam uma dupla.

Maureen e Sálvaro usam relógios de pulso (de ponteiros). Eles gostariam de ter mais tempo. Em dezembro passado, entre uma brecha e outra nas agendas, estabeleceram a primeira parceira. Sálvaro produziu um editorial para a revista Unit Magazine, de São Paulo, e chamou Maureen para representar uma vampira. "Foi o maior ‘bafo’", dizem os dois. A química deu certo e eles começaram a se encontrar todo dia.

Sálvaro começa uma frase, dá uma pausa, e Maureen completa. Apesar de serem, publicamente, extorvertidos, engraçados e sorridentes, foi a tristeza que selou a amizade entre eles.

No segundo semestre do ano passado, Maureen sofria com o desfecho de um longo relacionamento e, durante uma temporada em São Paulo, o seu olhar começou a focar mulheres no alto de prédios, em sacadas, janelas e coberturas. As cenas reais deflagraram uma série de desenhos, que ela chamou de Mulheres Suspensas. Quando conheceu Sálvaro, ela mostrou os desenhos e ele sugeriu uma proposta inusitada.

Mulheres Suspensas prevê uma exposição dos desenhos de Maureen impressos em imensos lençóis, outdoors, muros, além de atrizes e cantoras em suspensão, em espaços internos e a céu aberto. O projeto foi encampado por um dos maiores shopping centers de Curitiba, mas há outros empresários interessados em investir na ideia.

Por hora, Sálvaro e Maureen preferem não mencionar os nomes dos mecenas, mas adiantam que Mulheres Suspensas entra em cartaz antes da Páscoa.

Crack

Páscoa simboliza renascimento e 2010 é tempo de renascer para Sálvaro. Ele acaba de se livrar do crack, vício que quase o tirou definitivamente de cena. Durante uma crise, ele pulou do quinto andar de um prédio. A sorte parece sorrir para ele, que escapou ileso do acidente e também sobreviveu a um ataque em que foi ferido com 12 facadas. O corpo aparentemente fechado de Sálvaro contabiliza cem tatuagens, muitas estrelas e, no braço esquerdo, a palavra Vitória.

Sálvaro deixa a barba e os cabelos crescerem para participar de uma instalação, intervenção e protesto que ele prepara para o mês de maio. Será na Rua Cruz Machado. A exemplo de Mulheres Suspensas, ele também vai ficar em suspensão, sem roupas, e todo envolvo em tinta vermelha. "Quero chamar a atenção da sociedade para esse flagelo que é o crack, que acaba com muitas vidas e provoca tanta violência", diz o produtor performático. Maureen escuta o parceiro artístico e sócio, e afirma: "Sonhamos, mas temos os pés no chão. Sou taurina e ele é leonino. Nós falamos, mas fazemos e acontecemos", diz a atriz, diretora de teatro e artista plástica que dorme cinco horas por noite.

Maureen e Sálvaro reconhecem que há muitos pontos de contato entre eles. Ambos gostam, acima de tudo, do que é belo. Tem mais: eles são pessoas que têm fé. Em tudo. "Muitas trajetórias e projetos não acontecem porque as pessoas não acreditam em si mesmas e em suas propostas. É preciso sonhar, rezar e seguir acreditando, e agir", comenta Sálvaro.

Outro sonho da dupla que deve se tornar realidade, em breve, é o Coolture Club. Nos próximos dias, eles assinam o contrato de locação de um prédio que terá como finalidade aglutinar produtores, artistas, realizadores e pessoas que estejam a fim de desenvolver propostas coletivas, envolvendo teatro, música, dança, cinema e rock-and-roll.

Sálvaro conta, entre uma e outra xícara de café, que já fez aula de dança flamenca. Maureen aproveita e revela que o seu namorado, o baixista Glauco Sölter, está aprendendo a bailar flamenco. "Viu! Nós temos tudo a ver. Esse encontro, entre eu e a Maureen, é algo assim, tipo, maktub, estava escrito", diz, com convicção e brilho nos olhos, Sálvaro. Maureen ri, endossando a fala do amigo, sócio, parceiro nesta vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]