• Carregando...
Paralamas do Sucesso se apresentou uma única vez com o Legião Urbana | Divulgação/EMI
Paralamas do Sucesso se apresentou uma única vez com o Legião Urbana| Foto: Divulgação/EMI
  • Renato Russo (1º à direita) estava com 39 graus de febre no dia da gravação
  • EMI lança DVD e CD com o show exibido pela Globo em 88

Uma boa notícia para os saudosos do som do Legião Urbana, do auge dos Paralamas do Sucesso e da atmosfera dos anos 1980. Um encontro histórico entre as duas bandas, exibido uma única vez em um especial da Rede Globo em 3 de setembro de 1988, acaba de ser lançado em DVD, pela EMI. Sob o título de Legião Urbana e Paralamas Juntos, o álbum mostra os grupos, liderados por Renato Russo (morto em 1996) e Herbert Vianna, em um descontraído show no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro – na época, o baixista Renato Rocha ainda integrava o Legião.

Além do vídeo da apresentação, o material traz depoimentos de personalidades como Bussunda (morto em 2006) e comentários de Russo e Vianna sobre rock e relacionamentos. O trabalho inclui ainda extras com apresentações dos grupos no programa Globo de Ouro, também da Rede Globo, um clipe de "Que País É Este" e um CD com 12 faixas do show. "Era uma coisa que a gente meio que se cobrava... De brincar, de ter tempo de se divertir. Acho que a gente até subverteu um pouquinho o especial", disse Vianna na ocasião.

Dado Villa-Lobos, guitarrista do Legião, concorda. "A gente não estava nem aí por aquilo ser um programa da Globo. Foi superespontâneo, compromissado só com a música. Fizemos uma série de improvisos", diz, referindo-se ao medley que Russo fez com "Ainda É Cedo" e "Jumpin Jack Flash" (dos Rolling Stones), no fim da atração, quando os dois grupos se unem em um dos melhores momentos do especial.

O guitarrista conta que se emocionou ao rever a apresentação. "Foi uma carga emotiva bastante forte para mim. Foi a primeira e única vez que os Paralamas e o Legião dividiram o mesmo palco", comenta. Há dez anos, ele chegou a tocar mais uma vez com Herbert, Bi Ribeiro e João Barone, durante a turnê do disco acústico dos Paralamas.

Jodele Larcher, que dirigiu o especial, conta que, no dia do show, Russo estava com 39º C de febre. "Mas ele deu o máximo que podia, foi super", fala. Para Larcher, o entrosamento entre os grupos reflete a amizade que existia entre eles. "Os Paralamas abriram caminho para o Legião ao gravarem Química, do Renato [Russo], no primeiro disco deles [Cinema Mudo, de 1983]. As bandas eram irmãs."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]