Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reestreia

“Ensaio Para um Adeus Inesperado” volta aos palcos amadurecido

Sucesso no Festival de Curitiba, espetáculo tem temporada no Teatro José Maria Santos

Fátima Ortiz protagoniza peã com texto de Sérgio Roveri. | Edu Camargo/Divulgação
Fátima Ortiz protagoniza peã com texto de Sérgio Roveri. (Foto: Edu Camargo/Divulgação)

A peça “Ensaio para um Adeus Inesperado”, que fez grande sucesso durante o Festival de Teatro de Curitiba, volta ao palco do Teatro José Maria Santos neste fim de semana. É estrelada por Fátima Ortiz e Pedro Bonacin. Texto de Sérgio Roveri e direção de José Simões e Jean Carlos Sanchez.

O enredo do espetáculo gira em torno de conflitos familiares: um filho se suicida sem deixar ao menos uma carta à sua mãe. Dividido em quatro monólogos, discute emoções e sentimentos.

Em entrevista, Fátima diz o quanto a peça é importante para ela. Afinal, foi um marco de sua volta aos palcos. Mesmo permanecendo alguns anos sem atuar, a atriz não abandonou a carreira, investindo com dedicação total à sua escola de teatro Pé no Palco. Agora, voltando como protagonista, Fátima diz encarar um texto “bastante desafiador”, por ser um “teatro de palavra, com muita narração”.

Sobre a estreia anterior – três apresentações em março deste ano – Fátima diz que a peça comoveu o público, que recebeu super bem (dias anteriores à estreia os ingressos já estavam esgotados).

Questionada sobre mudanças no roteiro, a atriz diz que houve “modificações sutis, de amadurecimento da obra”. Depois de passar pelo primeiro momento de estreia, conta que agora, com mais maturidade, a volta da peça é animadora.

Fátima falou também sobre o cenário do espetáculo. São duas cadeiras: uma para a mãe, outra para o filho.

A ideia do autor Sérgio Roveri é que um cenário faça com que texto dê um passo a mais para se tornar um espetáculo, mas sem perder sua beleza e simplicidade.

Por ser uma peça de vários conflitos e pensamentos, ambos os atores interpretam também outros personagens. Perguntei à Fátima como trabalham a troca de personagens, de maneira que fique clara ao público.

Ela diz que o texto é bem trabalhado nessas questões, “construindo essa mudança de figuras e os lugares onde se referem”, a ponto de não deixar o espectador com dúvidas nas transições de fala.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.