• Carregando...
Dois meninos, naturais de Paraty (RJ), registrados durante um evento de fotografia, em setembro de 2008 | Osvaldo Santos Lima/ Divulgação
Dois meninos, naturais de Paraty (RJ), registrados durante um evento de fotografia, em setembro de 2008| Foto: Osvaldo Santos Lima/ Divulgação
  • Matusalém: um vendedor de calotas que vive em Itapema (SC)
  • Garotos em cima de um trapiche, em Quatro Ilhas (SC)

Durante 2008, o fotógrafo Osvaldo Santos Lima permitiu-se o encontro com o acaso. De Paraty, cidade do litoral fluminense, ao interior de Santa Catarina, incluindo diversos pontos do Paraná. Entre um clique e outro, retratos humanos e de paisagens. Passou o tempo e Lima teve um estalo: ele tinha, nas mãos, uma exposição pronta. Elegeu 29 imagens que integram Ficcionais e Textos sobre o Nada, que entra em cartaz hoje e segue até 10 de abril, na Omicron – uma escola de fotografia que tem nova sede.

O evento inaugura um espaço de exposição na Omicron, agora instalada na Rua Germano Mayer. Esta sétima exposição de Lima, que soma 22 anos como profissional, tem, no mínimo, um diferencial: o papel que serve de suporte é de fibra de algodão, importado da Alemanha, muito usado em museus. "A impressão é de excelente qualidade e pode durar cem anos. Ou seja, essas 29 imagens são mais duradouras do que eu", diz, em tom de bricadeira, o também professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ficcionais e Textos sobre o Nada tem as 29 imagens já citadas, mas também apresentará ao público textos de autoria de Lima. "Procuro responder o que é a fotografia desde o momento de captação, ou seja, o clique que fixa a imagem", explica. Ele, hoje com 38 anos, fotografa desde criança – tirou a primeira foto quando tinha 9 anos. A partir dessa já extensa trajetória, Lima observa que a mostra vale-se da memória como matéria para compor o discurso, no caso dele, visual.

Lima tem o olhar treinado em anos de fotojornalismo e captação de imagens para a publicidade, mas, apesar dessas experiências, procurou o "olhar de primeira vez" enquanto clicava com equipamento digital durante 2008. "É o encontro do fotógrafo com paisagens, absolutamente sem nenhuma programação prévia. Inclusive, só decidi usar, de fato, essas imagens tempos depois do registro. Foi algo descompromissado", conta o apucaranense que, desde os quatro meses de vida, mora em Curitiba.

* * * * * * * *

Serviço:

Ficcionais e Textos sobre o Nada. Exposição de fotografias de Osvaldo Santos Lima. Omicron Galeria (R. Pe. Germano Mayer, 2.200), (41) 3252-1093. Inauguração hoje (10), às 19 horas. Até 10 de abril. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]