• Carregando...

Galinha dos ovos de ouro e atual tábua de salvação do mercado fonográfico brasileiro em termos de vendagens, a emissora musical MTV está investindo em um novo projeto. Depois dos selos Acústico e Ao Vivo, ela começa a fortalecer o MTV Apresenta, que está lançando dois novos "produtos" este mês: os DVDs de Otto e Wilson Simoninha.

A lógica parece ser essa: em parceria com as gravadoras, lança-se um DVD (somente o disco audiovisual, não há CD envolvido no trabalho) que "apresenta" músicos ou grupos que já iniciaram a carreira musical, com discos e videoclipes lançados, mas que ainda não alcançaram um público maior. O especial gravado também ganha um espaço na programação da emissora, como já acontece com os projetos Acústico e Ao Vivo. Os primeiros artistas "apresentados" foram o carioca Seu Jorge e a banda capixaba Dead Fish (o grupo curitibano Relespública grava o seu programa em setembro, mas ainda não há uma data de lançamento confirmada).

A gravadora da vez é a Trama, que optou por investir em programas com Otto e Simoninha, mas com propostas de trabalho completamente diferentes, cada uma refletindo o momento da carreira dos artistas. Vale um primeiro comentário do melhor "produto" lançado.

O pernambucano Otto é oriundo da cena manguebeat, que surgiu em Recife no início dos anos 90. Integrante das primeiras formações da Nação Zumbi que acompanhava Chico Science e também do mundo livre s/a, o músico saiu em carreira-solo em 1998, com o lançamento de Samba pra Burro, que reúne percussão e eletrônica, numa época em que a mistura ainda era pouco conhecida no Brasil. Seguiram dois CDs, o ótimo Condom Black (2001) e o interessante Sem Gravidade (2003), em que Otto se aprofundou ainda mais na música percussiva, mas com acento nas raízes africanas.

Seu MTV Apresenta é um equilibrado apanhado dos três álbuns, apresentando um artista que finalmente parece ter achado um caminho na música. Sempre foi difícil enquadrar Otto em algum rótulo – assim como sua personalidade, sua música, por vezes, revelava-se caótica, principalmente quando era apresentada no palco. O pernambucano nunca foi um grande intérprete, mas tem boas composições e letras. Estas ficaram ainda melhores no show do projeto, principalmente pela participação do excelente grupo de músicos reunidos por Otto – em que se destacam o baterista Pupilo (Nação Zumbi) e o tecladista Daniel Ganjaman, que também contribuíram nos arranjos das canções.

O destaque do especial fica por conta das versões mais percussivas das músicas "eletrônicas" do primeiro disco ("Bob", "Renault/ Peugeot", "TV a Cabo", entre outras). Otto surpreende com uma ótima presença de palco, completamente desenvolto entre o microfone e o atabaque, que, vez ou outra, vai martelar. É um show que merecia uma turnê pelo país.

Simoninha

Não há como escapar do pensamento de que, há algum tempo, estão tentando empurrar Simoninha pela goela abaixo do público. Com muitos anos de carreira e experiência na música, talentoso, ótimo intérprete, ele já trabalhou com vários artistas (seja como cantor ou produtor), produziu programas de tevê e eventos musicais e também lançou dois álbuns-solo: Vol. 2 (2000) e Sambaland Club (2002) – os discos renderam, ainda, a gravação de Introducing Wilson Simoninha: Live Session at Trama Studios (2004), realizado para o mercado internacional.

Mas, mesmo com esse currículo, o artista, que tenta repetir a ginga e o suíngue do pai Wilson Simonal, não conseguiu decolar. E não será com o projeto MTV Apresenta que isso deverá acontecer. Mostrando pouca confiança em seu próprio repertório, Simoninha optou por fazer uma homenagem a Jorge Ben Jor.

Sabe-se da importância do músico carioca – principalmente a fase inicial da carreira nos anos 60 e início dos anos 70 (quando ele ainda cantava "voxê") –, que até hoje influencia grupos como o veterano mundo livre s/a ou a revelação Mombojó. Gravar uma faixa ou outra de seu trabalho é algo comum a vários artistas, mas um registro inteiro?

O show não é ruim, tem balanço, groove, e o cantor foge de canções mais óbvias e investe em pot-pourris interessantes como o que reúne as músicas que Ben fez sobre futebol – "Eu Vou lhe Avisar"/ "Zagueiro"/"Camisa 10 da Gávea"/ "Cadê o Penalty"/ "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)". Mas Simoninha apresenta algo perdido no tempo. Se o próprio Ben Jor dá sinais de desgate nos últimos anos, por que lançar algo datado e perder uma ótima oportunidade de apresentar um registro original?

Escolhas. Otto aproveitou melhor sua chance, mostrando que tem um trabalho importante a ser descoberto por um público maior. Simoninha pode até conseguir sucesso com o DVD, mas vai permanecer estagnado artisticamente e certamente não vai influenciar músicos daqui a 30 anos, como diz que gostaria nos extras do DVD.

MTV Apresenta Otto – GGGG

MTV Apresenta Simoninha Canta Jor Ben Jor– GG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]