• Carregando...
 | /Pixabay
| Foto: /Pixabay

As inscrições para o curso de Literatura Paranaense, ministrado pelo jornalista e editor Daniel Zanella, já estão abertas na Escola de Escrita, em Curitiba. As aulas, semanais, começam no próximo dia 16 de março e seguem até dezembro.

Serviço

Curso de Literatura Paranaense

Local: Escola de Escrita (Rua Riachuelo, 427, Centro)

Telefone: (41) 3114-7100

Mais informações na página da oficina.

As inscrições podem ser feitas através do formulário oficial da escola.

Dividido em 36 encontros, com 72 horas totais de duração, as aulas buscam analisar mais de 100 autores que marcaram e marcam a trajetória literária e cultural do Paraná, entre clássicos e contemporâneos.

Também estão previstos estudos sobre jornais, revistas e editoras importantes para a compreensão da trajetória cultural paranaense.

Para Daniel Zanella, o curso - o único anual do gênero no Paraná - cobre uma lacuna, já que historicamente há carência de registros que apresentem um panorama mais amplo de produção local.

“Desde quando se desmembrou de São Paulo e deixou de ser província, em 1853, o Paraná tem uma importante e constante produção literária, com autores reconhecidos nacionalmente, periódicos especializados muito influentes no cenário cultural do Brasil e editoras que impulsionaram a carreira de diversos escritores ao longo do século 20 e início do século 21. Contudo, os estudos são fragmentados ou se limitam aos cânones”, afirma.

Estrutura

O curso é dividido em três eixos, sendo o primeiro o que trabalha com a análise de textos, livros e conexão entre autores e movimentos culturais. No segundo, voltado para o aspecto técnico, o foco é apresentar as ferramentas de linguagem e auxiliar nos processos de compreensão do ato de escrever. Já o terceiro visa auxiliar o leitor a analisar a voz dos autores, dos próprios textos e, a partir dessa diferenciação, desenvolver a autocrítica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]