• Carregando...
Anar: discurso sobre amor e solidão | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Anar: discurso sobre amor e solidão| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

O escritor Erol Anar autografa hoje, a partir das 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação o livro Amor e Solidão. O ensaio literário já foi publicado, no ano 2000, na Turquia. Anar é turco e vive desde 2005 em Curitiba. A obra foi traduzida para o português, numa parceria entre Anar e Jucemara, sua esposa.

A internet foi responsável pelo primeiro encontro entre os dois. Ela estava no Brasil. Ele, na Turquia. Conheceram-se, pessoalmente, em 2004, casaram-se em 2005 e, hoje, são os pais de Susana, que tem um ano e seis meses.

Anar escreve diretamente em turco. Estudou português em Curitiba e já consegue se comunicar nesta, para ele, nova e fascinante língua.

Em seu país de origem, ele publicou 15 livros, quatro sobre direitos humanos, um romance e dez ensaios. Café da Manhã Existencialista é um desses ensaios, também traduzido para o português, e lançado em Curitiba no final do ano passado.

O autor tem teses a respeito de muitos assuntos. O segundo episódio, ou capítulo, do livro Amor e Solidão é uma das teorias do escritor. Ele compara o amor com as estações do ano. Para Anar, o amor começa na primavera, segue pelo verão, ultrapassa o outono e acaba no inverno. "Se, depois de tudo isso, o amor se transformar em afeto, daí uma relação entre duas pessoas tem possibilidades de continuar", diz.

Anar estudou Antropologia, História da Arte e Pintura. Já lecionou Literatura, e em Curitiba, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, realizou uma palestra sobre o escritor russo Dostoiévski.

Ainda criança, ouvia relatos sobre a Amazônia e sonhava em conhecer o Brasil. Na Turquia, era leitor de obras de Jorge Amado. Até que o amor, materializado por meio de sua esposa, viabilizou que ele viesse ao Brasil.

Gosta daqui. Pretende continuar em Curitiba. "Mas ninguém sabe do dia de amanhã", observa.

Serviço

Sessão de autógrafos de Amor e Solidão, de Erol Anar (Curitiba: Juruá, 96 págs). Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 3330-5119. Dia 4, a partir das 19h30. O livro custa R$ 19,90. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]