• Carregando...
Nora Ephron era considerada mestre das comédias românticas hollywoodianas | Mychele Daniau/AFP Photo
Nora Ephron era considerada mestre das comédias românticas hollywoodianas| Foto: Mychele Daniau/AFP Photo

Destaques

Confira os principais trabalhos de Nora Ephron:

• Como roteirista

Silkwood – O Retrato de

Uma Coragem (1983)*

Harry & Sally – Feitos

Um para o Outro (1989)*

Sintonia de Amor (1993)*

Mens@gem para Você (1998)

• Como diretora

Julie & Julia (2009)

A Feiticeira (2005)

Bilhete Premiado (2000)

• Como escritora

O Amor É Fogo (romance; Rocco)

Meu Pescoço É Um Horror (crônicas; Rocco)

Não Me Lembro de Nada (crônicas; Rocco)

*Renderam indicações ao Oscar.

A escritora, dramaturga roteirista e diretora de cinema Nora Ephron morreu na terça-feira, aos 71 anos, em um hospital de Nova York. De acordo com a revista Variety, Nora faleceu de pneumonia devido a uma leucemia, informação confirmada pelo jornal The Washington Post. Rumores sobre sua morte começaram a circular quando a colunista Liz Smith, blogueira do mundo do espetáculo e amiga da escritora, publicou um texto em sua coluna em que declarou: "não direi ‘descanse em paz, Nora’. Só me pergunto o que vou fazer sem você."

Ephron ganhou fama ao escrever o roteiro de diversas comédias românticas, entre elas Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989), Mens@gem para Você (1998) e Michael – Anjo e Sedutor (1996). Como diretora, trabalhou em filmes como Julie & Julia (2009) e Sintonia de Amor (1993).

Carreira

Nascida em 19 de maio de 1941, Ephron começou sua carreira como jornalista. Tornou-se rapidamente reconhecida pwor artigos e reportagens publicados em importantes veículos, como as revistas Esquire e New York Magazine e o jornal New York Post.

Escreveu seu primeiro roteiro para o cinema em 1983 e começou sua carreira como diretora em 1992. Foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original em três ocasiões: em 1993, por Sintonia de Amor, em 1989, por Harry e Sally – Feitos uma para o Outro e em 1984, por Silkwood – O Retrato de uma Coragem.

Ephron era casada com o escritor Nicholas Pileggi, autor do livro que deu origem ao filme Os Bons Companheiros (1990) e frequente colaborador de Martin Scorsese.

Anteriormente, Nora foi casada com o escritor Dan Greenburg e com Carl Bernstein, um dos jornalistas que revelaram o escândalo do Watergate, que é pai de seus dois filhos, Jacob e Max.

Feminismo

A autora é reconhecida como um importante nome na busca pelos direitos das mulheres. É autora de obras como Meu Pescoço É um Horror (2006), Não Lembro de Nada – E Outros Papos da Idade Madura (2010) e O Amor É Fogo (1983), todos publicados no Brasil pela editora Rocco.

Em seus filmes, as mulheres também sempre tiveram papel central, geralmente em personagens fortes. A atriz americana Meg Ryan teve seu nome projetado ao protagonizar diversos filmes românticos escritos por Ephron, como Harry & Sally – Feitos um Para o Outro (em que atuava ao lado de Billy Cristal), Sintonia de Amor e Mens@gem para Você, ambos contracenando com Tom Hanks.

Seu último trabalho foi Julie & Julia (2009), filme que escreveu, produziu e dirigiu baseado no livro de Julie Powell, uma blogueira que faz todas as receitas da chef Julia Child (Meryl Streep, indicada para o Oscar de melhor atriz pelo papel). Adorada por uma geração de amantes de comédias românticas, Ephron também foi indicada duas vezes para o prêmio Framboesa de Ouro (do pior do cinema), pela direção e o roteiro de A Feiticeira (2005), com Nicole Kidman, Will Ferrell, Steve Carell, Shirley MacLaine, Michael Caine e Jason Schwartzman.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que "a perda de Nora Ephron é uma devastadora notícia para as artes e a comunidade cultural da cidade. Os livros, filmes e obras que situou aqui serão desfrutados por gerações."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]