• Carregando...

O Centro Cultural do Portão é o próximo espaço da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que será reformado. Quem passa pelo local, ao lado do terminal de transporte coletivo do bairro Portão, já percebe o movimento para retirada do patrimônio guardado no local. As obras de reforma e ampliação estão previstas para terem início no segundo semestre.

Inaugurado em maio de 1988, com o intuito de abrigar o Patrimônio Municipal de Artes Plásticas (total de 2.239 obras), no local estão instalados o Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (MuMa), uma biblioteca, o Cine Guarani e o Auditório Antônio Carlos Kraide, os dois últimos interditados por problemas estruturais.

O projeto de reforma ainda não está concluído e depende de recursos do programa Paraná Cidade, que deverá destinar R$ 1,6 milhões para as obras. O acervo artístico do museu já foi embalado e transferido para o Memorial de Curitiba, onde encontra condições de conservação adequadas. Já os livros que constituem o acervo da biblioteca estão sendo encaixotados e a FCC ainda procura um espaço para continuar disponibilizando o material ao público.

De acordo com Ana Maria Hladczuk, diretora administrativa e financeira da FCC, o projeto de revitalização do local inclui mudanças no projeto arquitetônico, na fundação da estrutura de concreto, na estrutura metálica de cobertura, além de trocas das instalações elétricas e hidráulicas, de luminotécnica e colocação de um sistema de ar-condicionado, ventilação mecânica e exaustores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]