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Cena de La Musica, encenada pela atriz Xuxa Lopes, com direção de Marcos Loureiro | Fotos: Divulgação
Cena de La Musica, encenada pela atriz Xuxa Lopes, com direção de Marcos Loureiro| Foto: Fotos: Divulgação

O que ver

Um dos destaques do site são peças do diretor José Celso Martinez Corrêa

Estrela Brazileyra a Vagar – Cacilda

A partir de correspondências que Cacilda Becker escrevia para a família, o diretor José Celso Martinez Corrêa (O Zé Celso), retrata a história da atriz. http://www.cennarium.com/pecas/estrela-brazyleira-a-vagarcacilda.html

O Banquete

Também dirigida por Zé Celso, a peça é um encontro de banqueteadores que se reúnem na casa do poeta Agatão. O Banquete é um dos trinta diálogos escritos por Platão no século V a.c.

http://www.cennarium.com/pecas/o-banquete.html

Em tempos de YouTube e vídeos aos montes na rede, o teatro resolveu aproveitar a internet para chegar a lugares inimagináveis. Pensando nesta demanda e nas cidades onde se quer existe um espaço para espetáculos, o empresário Roberto de Lima fundou no fim de março deste ano a Cennarium – It´s Showtime, empresa especializada na transmissão de espetáculos via internet. O investimento inicial foi de R$ 10 milhões e uma equipe de 40 pessoas trabalhou no desenvolvimento do projeto. O internauta acessa o endereço eletrônico (www.cennarium.com), cadastra-se e compra créditos para assistir ao espetáculo escolhido, que tem "validade" de um dia.

O portal exibe mais de 30 peças de diferentes gêneros (drama, infantil e comédia), todas gravadas com equipamentos de alta tecnologia. Este investimento, segundo o diretor da Cennarium, foi feito para não prejudicar a concepção cênica. "O que havia de registro de peça até hoje, exceto DVD´s das próprias companhias, geralmente era muito caseiro, o que até gerou uma resistência por parte dos produtores e diretores em gravar". A empresa tem uma unidade móvel com 12 câmeras e mesa de som com 36 canais, que vai até o espetáculo e posiciona as câmeras para que não apareçam durante a peça. A captação de som é feita por microfones utilizados em jogos de futebol, evitando a colocação de microfone de lapela nos atores. O site disponibiliza ainda conteúdos de acesso livre como entrevistas, making of e fotos.

Durante a gravação da peça, que é selecionada pela equipe e obedece critérios de não ser amadora ou encenada na rua, o diretor ou produtor ficam presentes na unidade móvel para orientar alguns pontos-chave do espetáculo. "Fiquei na suíte junto com a equipe sugerindo cortes para que ficasse interessante. O resultado final é muito próximo do ao vivo", diz o diretor da peça La Musica, encenada pela atriz Xuxa Lopes, Marcos Loureiro. As companhias ganham 50% do valor arrecadado no portal e, em alguns casos específicos, tiveram uma página de internet desenvolvida pela empresa. "Financeiramente a vantagem não é grande, já que o ingresso é barato. O melhor é a divulgação", salienta o ator do espetáculo Mãos ao Alto, SP, Julio César Moraez.

A Cennarium também tem como foco a possibilidade de poder, por meio da internet, levar peças para cidades pequenas. La Musica teve muitos acessos em Tangará da Serra, no Mato Grosso. Ela jamais chegaria lá se não fosse assim, é uma oportunidade da pessoa ver teatro ", acredita Roberto de Lima, que afirma não ser uma pretensão da empresa substituir a ida ao espetáculo. "Queremos atender quem não tem possibilidade de assistir . Além disso, o fato da peça estar disponível no site pode ser um complemento para o espectador dos grandes centros".

Moraez concorda que nada substitui o som e a encenação ao vivo. "É impossível. Infelizmente, a gravação acaba limitando e deixando reações de fora, mas o site funciona como algo para quem realmente não pode assistir".

A falta de espaços para encenação (pesquisa de mercado encomendada pela empresa mostra que 58% das pessoas dizem que não existe teatro na sua cidade) fez com que a Cennarium promovesse a campanha Mais Teatro, Brasil!, onde recolhe assinaturas para dar entrada no Congresso Nacional em um projeto de lei que tornaria obrigatória a construção de centros multiculturais em cidades com mais de 25 mil habitantes.

Serviço

As peças da Cennarium podem ser assistidas no site www.cennarium.com mediante cadastro e compra do ingresso, que custam no mínimo R$ 10 e no máximo 50% do valor cobrado no espetáculo ao vivo. O pagamento é feito por cartão de crédito, débito ou boleto bancário. A peça fica disponível por 24 horas e a pessoa pode assistir quantas vezes quiser. Making Of, fotos, entrevistas e informações sobre as peças estão disponíveis gratuitamente.

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