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Vira o Disco: moda roqueira diferente | Divulgação
Vira o Disco: moda roqueira diferente| Foto: Divulgação

As amigas Pris Elias e Helen Negrão sempre gostaram de música. E como todo fã de rock que se preze, queriam sair desfilando pelas ruas com os no­­mes de suas bandas favoritas es­­tampadas no peito. Mas quan­­do iam às lojas em busca de camisetas das bandas de que gostavam, não encontravam nada que as satisfizesse. "Cur­tía­­mos muito roupa inspirada em música, mas só encontrávamos as camisetas pretas e de ma­­lha duvidosa em lojas de rock em que o a cor escura predominava. Além disso, grande parte das bandas de que gostávamos não estava no catálogo", lembra Pris.

Colegas na faculdade de Relações Internacionais e parceiras musicais – ao lado de Renata Monteiro, Pris e Helen formam o power trio Mixtape –, as garotas resolveram arregaçar as mangas, seguindo o preceito máximo do punk: "faça você mesmo". "Nós tínhamos em comum a paixão pela música e uma incrível preferência por roupas diferentes, e foi basicamente assim, sem formação alguma na área, que nos lançamos no mercado", conta Helen, referindo-se à Vira o Disco, grife criada pelas duas em agosto de 2005.

Distribuída exclusivamente na internet (www.viraodisco.com.br), a grife atualmente conta com baby looks, moletons, bottons, calças, camisas, jaquetas, cintos e lenços, todos decorados com imagens inspiradas nos universos da música e do cinema – de Lady GaGa ao filme Clube da Luta. "Somos totalmente autodidatas", revela Helen, que chegou a iniciar um curso de Corel Draw para criar as estampas nas quais pensava. "A paixão pela moda veio logo em seguida, enquanto tentávamos correr atrás do conhecimento que nos faltava e que, de certo modo, ainda nos falta, já que não somos estilistas, mas empreendedoras que amam as mais diversas formas de expressão artística e encontraram na moda uma chance de manifestação", explica.

A internet também foi a porta de entrada da grife de acessórios curitibana Vodiquinha no mercado nacional. Há cinco anos, a artista plástica Isabelle Todt teve a ideia de criar, artesanalmente, presilhas tic-tac para cabelo forradas com tecidos de inspiração old-school – estilo oriundo do universo das pin-ups. "Montei um fotolog e as pessoas começaram a se interessar", conta Isabelle.

Em poucos meses, os acessórios passaram a ser comercializados por lojas multimarcas e hoje a Vodiquinha conta com uma ampla rede de distribuição, em Curitiba e em São Paulo.

"Hoje uso o blog (www.vodiquinha.blogspot.com) apenas para divulgar produtos novos", conta a estilista, que apesar do crescimento de sua marca, assim como Pris e Helen, continua trabalhando em um esquema independente. "Já pensei em montar um site para vender os produtos pelo Brasil afora, mas aí teria de contratar uma pessoa só para despachar os produtos. Para mim, vale mais à pena vender em grandes quantidades", explica, citando a ajuda indispensável de seu único funcionário, o irmão, Alexandre.

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