
A linha férrea capaz de dividir geograficamente as cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC) não conseguiu de separar musicalmente os primos Fernando Deddos e Danilo Koch Júnior. Peregrinando por colégios e bandas marciais dos dois municípios, os músicos cultivaram uma sintonia musical crescente, que mostrou seus primeiros resultados objetivos com a criação do Duo Primo (confira o serviço) o trocadilho é proposital , em 2007. Nada mais normal se os instrumentos da dupla, que se apresenta hoje e amanhã na Capela Santa Maria, não fossem um eufônio e vários outros relacionados à percussão melódica.
Então, às apresentações: eufônio é um instrumento da família do saxofone. Sua extensão melódica varia do médio ao grave e, preguiçosamente, é comparado ao fagote. Também conhecido como bombardino, o instrumento se difundiu por aqui por conta das bandas militares e das apresentações nos antigos coretos. "O eufônio não era utilizado em orquestras de música de câmara. Isso começou quando compositores renomados passaram a investir nele há cerca de 15 anos", diz Deddos, graduado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
O interesse pelo exótico pedaço de metal surgiu ainda no interior, quando tocava em uma banda marcial de Porto União. "Na verdade, queria tocar trompa, mas não havia professores por lá", diz. Graças à internet, Deddos teve acesso a composições que privilegiavam o instrumento e, principalmente, aos grandes nomes do eufônio como o inglês Steve Mead, que soma mais de 40 discos lançados.
O primo Danilo formou-se em percussão sinfônica, também na Belas Artes. O encontro dos dois possibilitou o ineditismo: Deddos e Kolch são o único duo desse tipo no Brasil. No mundo, reforçam os músicos, há somente uma dupla, de eufônio e marimba, na Suiça.
E, para fazer coro com o instrumento de sopro, a percussão também tem voz. Instrumentos como marimba, vibrafone, tímpanos de características também melódicas ganham espaço entre pratos e tambores, essencialmente percussivos.
No repertório, uma grande variação de temas. Há obras do repertório latino-americano, como "Bachianas Brasileiras nº 5", de Villa-Lobos; a citação parcial de "História do Tango", de Astor Piazzola; além de composições modernas e atonais, como "Música Noturna Urbana", criada especialmente para a dupla por Harry Crowl, e "Po-Çoc", cunhada pelo próprio duo.
"Apesar de sermos uma formação típica de música de câmara, fazemos um mix de estilos para não afugentar o público", diz Deddos. E que fique avisado. "Não será um concerto somente para músicos", completa o eufonista.
A dupla já contabiliza no currículo o prêmio nacional Furnas Geração Musical III (2009), louro que possibilitará a gravação de seu primeiro disco em parceria com a Rádio MEC, além de uma turnê nacional, provavelmente em 2011. Além dos concertos, uma master class será oferecida pelos músicos no próximo dia 9.
Serviço:
Duo Primo. Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Cons. Laurindo, 273), (41) 3321-2840. Dias 7 e 8, às 20 horas. R$10 e R$5 + 1kg de alimento não-perecível.
Master class. Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Cons. Laurindo, 273), (41) 3321-2840. Dia 9, das 14 às 18 horas. Entrada franca.







