• Carregando...
Performance de Ricardo Corona traz poemas de sua autoria | Divulgação/Impressões Pan-americanas
Performance de Ricardo Corona traz poemas de sua autoria| Foto: Divulgação/Impressões Pan-americanas

O encontro entre os povos pan-americanos não terminou no domingo (29), com o encerramento dos jogos Pan-Americanos. Tem continuidade em Curitiba, a partir da quarta-feira (1º), com a realização do primeiro encontro do programa "Impressões Pan-americanas", reunindo escritores e editores das três Américas. Os escritores Marcelino Freire, do Brasil e Leo Felipe Campos, da Venezuela, abrem a programação do evento, que será mediado pelo paranaense Wilson Bueno. Antes do bate-papo com os escritores, Ricardo Corona apresenta a performance poética "Jolifanto". A proposta do "Impressões Pan-americanas" é colocar as revistas de literatura e arte, publicadas nas Américas, em debate. Os encontros vão acontecer até o mês de outubro, com o objetivo de discutir a produção, a difusão e o contexto em que se inserem algumas das publicações alternativas da área cultural, produzidas em inglês, espanhol e português. Serão quatro encontros em que os participantes vão falar sobre suas experiências como editores, conselheiros editoriais e escritores de revistas como a argentina "Tsé-Tsé", a venezuelana "Plátano Verde", a norte-americana "Rattapallax" e a mexicana "Blanco Móvil". Também estarão algumas das revistas brasileiras da atualidade, como as paranaenses "Et Cetera", "Coyote" e "Oroboro", além da pernambucana "Entretanto".

Os quatro encontros serão marcados pela presença sempre de um editor e escritor brasileiro e um estrangeiro. O escritor Wilson Bueno (ex-editor do "Nicolau") e o jornalista Ricardo Sabbag serão mediadores dos debates. Entre os assuntos abordados estão o diálogo entre os países a partir da literatura e outras formas de expressão artística, publicação de inéditos, presença de autores consagrados ao lado de novos expoentes, novas poéticas, políticas culturais, tradução, intercâmbio, e produção editorial feita a partir do exílio. "A intenção é que os encontros possibilitem delinear um panorama do mundo das revistas de literatura e arte aberto àqueles que se interessam em saber os caminhos trilhados para se produzir esses veículos, que fazem o importante e indispensável registro daquilo que acontece de mais relevante dentro da não-cultura de massa em nosso extenso território pan-americano", diz o curador e coordenador do programa, Paulo Sandrini.

Conforme Sandrini a idéia inicial do evento foi de Fábio Campana, editor da revista "Et Cetera", da editora curitibana Travessa dos Editores, que já publicou textos de escritores como Jozé Kozer, Eduardo Milán, Shuntaro Tanikawa, Augusto Roa Bastos, Ana Hatherly, Roberto Echavarren e Reynaldo Jiménez.

Convidados

Entre os convidados, o escritor cubano José Kozer, um dos maiores poetas contemporâneos das Américas, ex-editor da revista "Enlace" e conselheiro editorial da brasileira "Et Cetera"; Ram Devineni, editor de uma das mais importantes publicações literárias dos EUA, a nova iorquina "Rattapallax"; Marcelino Freire, escritor expoente da chamada Geração 90, um dos editores da "PS:SP" e conselheiro da "Entretanto"; Reynaldo Jiménez, escritor peruano radicado na Argentina, editor da "Tsé-Tsé"; Ricardo Corona, poeta e editor das revistas "Medusa" e "Oroboro"; Leo Felipe Campos, jornalista, escritor e editor da venezuelana "Plátano Verde"; Cláudio Daniel, poeta e um dos conselheiros editoriais da revista "Et Cetera" e da eletrônica "Zunái"; e Ademir Assunção, escritor e editor da "Coyote".

Performance

Na performance poética "Jolifanto", criada em parceria com Eliana Borges, especialmente para a abertura do encontro "Impressões Pan-americanas", Corona lança mão de vários recursos para conectar, em terreno interdisciplinar, a poesia com outras linguagens e expressões. Para o autor, o que interessa é formalizar o ritual. No repertório, poemas "Recall", "Baka", "Tambor", entre outros trabalhos do livro/disco "Sonorizador", do autor (a ser lançado pela Iluminuras em outubro), além de trabalhos de outros autores, como o poema sem sentido "Karawane" (do qual saiu o título da performance), de autoria do dadaísta Hugo Ball; "Tam", do português Almada Negreiros e a narrativa "Se a tua cidade te devora", de Paulo Sandrini – que participará da performance manejando bases de percussão eletrônica.

Confira a programação do "Impressões Pan-americanas", que vai acontecer sempre no Teatro Paiol:

Abertura: dia 1º de agosto, às 20h.Performance poética "Jolifanto", com Ricardo Corona.Primeiro encontro, dia 1º de agosto, às 20h30minMarcelino Freire (revistas "Entretanto" e "PS:SP") e Leo Felipe Campos ("Plátano Verde")Brasil/Venezuela. Mediador: Wilson Bueno Segundo encontro — 23/08/2007, às 20hRicardo Corona ("Medusa", "Oroboro") e Reynaldo Jiménez ("Tsé-Tsé") e Brasil/ArgentinaMediador: Wilson Bueno Terceiro encontro — 20/09/2007, às 20hAdemir Assunção ("Coyote") e Ram Devineni ("Rattapallax") Brasil/EUAMediador: Ricardo Sabbag Quarto encontro — 17/10/2007, às 20h Claudio Daniel (revista "Et Cetera" e "Zunái") e José Kozer (Ex-editor da "Enlace", conselheiro editorial da "Et Cetera" e "Blanco Móvil" do México).Brasil/Cuba-EUAMediador: Wilson Bueno

Serviço: Impressões Pan-americanas. Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº) Tel.: 3213-1340. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]