Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Humor

Exército de risadas na peça "El General"

Peça de rua contou com público de mais de 200 pessoas no pátio da Reitoria

Peça mostra que palhaços ainda podem ter graça | Uliane Tatit, aluna da Universidade Positivo
Peça mostra que palhaços ainda podem ter graça (Foto: Uliane Tatit, aluna da Universidade Positivo)

Quem foi que disse que os palhaços perderam a graça? A peça El General traz o charme e a paixão dos palhaços antigos e mostra que, na rua, graça é o que não falta. Com música, interatividade e até um protesto a favor da liberdade, Rafael de Barros, diretor e protagonista da companhia Exército Contra Nada, prova que na rua há muita cultura e qualidade. O general dos palhaços veio de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A peça estreada por Barros tem, aproximadamente, quarenta minutos que arrancam inúmeras risadas da plateia.

O espetáculo começou quase sem público, mas logo tinha quase duzentas pessoas assistindo. Aliás, a apresentação desta terça (26) estava sendo prestigiada até por estrangeiros, que vieram especialmente para o Festival de Teatro de Curitiba.

Para Rafael de Barros, o Fringe e o Festival são grandes maneiras de reconhecimento e de popularização de uma cultura que hoje se limita muito aos teatros grandes. O ator afirma que o teatro de rua é mais liberal e natural. "As crianças estão vendo que é possível e que a vida não é só dentro de casa, elas agora sabem que na rua também tem gente boa", conta. Rafael de Barros, que participa do Fringe pela primeira vez, afirma que o festival é uma experiência única. "Todos os iniciantes devem tentar monta uma peça eir para a rua. Se errar, tudo bem, não existe iniciante que não erre, o importante é vivenciar a experiência desse momento!", diz.

O homem normal que ao longo da peça vira general também trabalhou em teatro fechado, porém prefere, segundo ele, o "arriscado" – de rua. Sem patrocínio e apenas com a colaboração não obrigatória do público (um modesto chapéu que percorre a plateia), a apresentação já foi feita na Espanha e na Grécia.

O espetáculo terá mais três exibições durante o festival. Com apitos e saxofone, todos serão muito bem recebidos independente da idade – é o convite de Rafael de Barros. ServiçoEl General será exibida gratuitamente ao lado do Cavalo Babão no Largo da Ordem nos dias 28/03 às 15h, 29/03 às 14h e 30/03 às 13h. A classificação indicativa é livre.

****Os textos publicados neste espaço são fruto do projeto Rede Teia no Palco, uma parceria entre o curso de Jornalismo da Universidade Positivo e a Gazeta do Povo, sem ônus para ambas as partes****

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.