• Carregando...
Cristiano Luiz Freitas | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Cristiano Luiz Freitas| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Não há como negar: o Festival do Rio é hoje – de fato – a maior vitrine do audiovisual brasileiro, latino-americano e das grandes tendências e novidades mundiais. Por isso, para o Projeto Audiovisual da Gazetinha, ação vinculada ao Núcleo de Mídia Jovem e Infantil do suplemento infanto-juvenil da Gazeta do Povo, ter uma produção selecionada para o evento trouxe novos desafios, muitos contatos e planos mais audaciosos para o futuro.

A última sessão de Quase Sem Querer, produção assinada pelos repórteres-mirins 2007-2008, na quarta-feira, dia 8, na sala 1 do Espaço de Cinema, em Botafogo, foi das mais concorridas. A organização da Mostra Geração – que reúne títulos de todos os cantos do mundo voltados a crianças e adolescentes – anunciou ao público a minha presença e antes do início da sessão tive a oportunidade de conversar com o público: dividido entre estudantes do ensino médio da rede pública da capital fluminense e também das mais diferentes idades – muitos idosos, estudantes de cinema e espectadores interessados em acompanhar a mostra.

Durante a exibição, tive aquela que é a mais desesperadora das experiências. Ver as reações das pessoas, sentir se a história cativou ou não, enfim, dar a cara a bater.

Graças a Deus, a comédia romântica – que presta uma homenagem a Renato Russo e à banda Legião Urbana – provocou risos onde esperávamos e aplausos no final da projeção.

Vale a pena destacar aqui que o nosso companheiro de Mostra Geração – o longa-metragem de animação japonês 5 Centímetros por Segundo, de Makoto Shinkai, destaca-se pela delicadeza com que trata de temas como diferenças, solidão, timidez e a amizade. Fechou com chave de ouro a sessão.

No final da exibição, fui procurado por alguns fãs de Renato Russo. Uma supresa, confesso. Alanderson Del Giudice, fisioterapeuta, era um deles. "Muito bom o filme, uma idéia criativa e muito bem apresentada", analisou.

Os adolescentes – que ao término da sessão, que começou com um pequeno atraso, – voltaram correndo aos ônibus, mas nem por isso deixaram de cumprimentar pelo filme e também de parabenizar um dos atores do curta, Cadu Scheffer, que atualmente reside no Rio e que acompanhou também essa última projeção.

Em tempo: Quase Sem Querer concorreu a um prêmio do portal Porta Curtas, que reuniu no site os curtas em competição no Festival do Rio. O filme mais votado por categoria receberia um contrato para permanência no acervo definitivo do endereço virtual. Infelizmente, quem levou a melhor entre os títulos para crianças e adolescentes foi O Sonho de Jonas, de Gustavo Chiapetta e Jorge Maia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]