• Carregando...
Boneca polêmica foi criada pela artista Rita Caruzzo | Reprodução Internet
Boneca polêmica foi criada pela artista Rita Caruzzo| Foto: Reprodução Internet

A ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Governo Federal, recebeu mais de 170 denúncias contra a exposição da boneca chamada "Neguinha do Espanador". O brinquedo, confeccionado pela artista plástica Rita Caruzzo, integra a mostra "Mail Art Cupcake Surpresa", em cartaz em shopping de São Paulo até a próxima semana.

"Neguinha do Espanador" é uma das 220 bonecas personalizadas por artistas plásticos do mundo inteiro para uma exposição idealizada pelo Museu Brasileiro de Esculturas (MubE). Para a criação da mostra, uma versão toda branca da boneca fabricada pela Brinquedos Estrela foi enviada por correio aos artistas, que customizaram o brinquedo como queriam.

A boneca que gerou polêmica foi pintada de preto. Ela retrata uma mulher em trajes de carnaval e traz adereços feitos com penas, o que lembra espanador.

As denúncias de preconceito gerado pela exposição de a "Neguinha do Espanador" ganharam as redes sociais na semana passada. "É absurdo, e mais absurdo ainda ver tanta gente achar normal uma boneca chamada "neguinha do espanador". Precisamos nos indignar sim com essa 'normalidade' ", comentou uma usuária do Facebook em um dos posts que relatava o caso.

A Seppir, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que denunciou o fato à empresa Estrela e ao MubE. A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo também foram acionados pelo órgão federal, que aguarda um posicionamento destas instituições.

Artista contesta versão racista

Em um documento de direito à resposta enviado pela empresa de brinquedos Estrela, a artista Rita Caruzzo contestou a reflexão racista gerada pelo brinquedo. "A Neguinha do Espanador é das bonecas mais lindas e expressivas que já customizei. Esse nome foi escolhido em conjunto com a minha equipe, no meu atelier. A boneca é preta, de raça negra, assim como minha origem, minha descendência", esclareceu.

A Estrela, por sua vez, confirmou o recebimento de notificação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários

Procurado, o Museu Brasileiro de Esculturas não retornou à solicitação de posicionamento sobre o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]