• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Injustiça social, felicidade e agricultura. Estes são os temas das três exposições fotográficas que têm início esta semana em Curitiba. Duas delas, relacionadas a extremos opostos. A primeira, "Toda Gente, Tudo Nada", que traz imagens do fotógrafo da Gazeta do Povo, Albari Rosa e de seu filho, Felipe Rosa, abre nesta sexta-feira (19), às 19h, no Sesc da Esquina. A segunda, "Instantâneos da Felicidade", é composta por uma seleção de fotos do acervo do Maison Européenne de la Photographie (MEP), de Paris. Ela estréia nesta quinta-feira (18) no Museu Oscar Niemeyer.

Fora dessa relação extrema, está a mostra com imagens sobre agricultura selecionadas pelo 3º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que também abre na quinta, na Biblioteca do Centro Universitário Positivo (Unicenp). E para quem gosta de se arriscar, ainda estão abertas as inscrições para o concurso da Maratona Fotográfica de Curitiba, com o tema "O Cotidiano".

Fotografia e o poder da mudança

Composta por 30 imagens, sendo 15 do pai e 15 do filho, a exposição de Albari Rosa e Felipe quer chocar. "Sempre tive um linha fotográfica voltada para o lado social. A força da foto está na possibilidade de mudar as pessoas", explica Albari. "Não houve pressão, mas meu filho acabou seguindo a mesma direção", completa.

O trabalho de pai e de filho, presente na exposição "Toda Gente, Tudo Nada", retrata pessoas em situação de abandono e miséria, os chamados invisíveis sociais. Segundo Albari, são indivíduos que a maioria das pessoas faz questão de não perceber. "Essas pessoas existem, e nós fazemos questão de mostrar", afirma.

As imagens de Albari foram obtidas em seus anos de profissão, que iniciou e 1988. Algumas foram registradas em viagens pela América Latina, em países como Colômbia e Bolívia, em outros estados, como no Amazonas, ou na Região Metropolitana de Curitiba. Grande parte das imagens foram publicadas na Gazeta do Povo.

Já a coleção de Felipe foi captada em Curitiba, em locais públicos. "As pessoas se sensibilizam com outras em situações ruins em lugares distantes. E as pessoas próximas?", questiona Albari, explicando o trabalho.

O momento decisivo da alegria

O francês Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos do século 20, tinha uma teoria sobre a foto. A imagem deveria congelar o que chamava de "momento decisivo", o instante em que surge simultaneamente o significado de um acontecimento e a forma que o expressa. Na exposição "Instantâneos da Felicidade", estão reunidos 50 momentos de alegria, extremamente expresivas, de 28 fotógrafos consagrados, inclusive o próprio Cartier-Bresson.

Os brasileiros estão representados por Alberto Ferreira - autor de uma foto de Pelé realizando um lance conhecido no Brasil como "bibicleta" no Maracanã - e por Sebastião Salgado. Walter Carone, Èdouard Boubat, Pierre Verger, Bernard-Pierre Wolff e Jean-Louis Dumas também têm trabalhos presentes na exposição, que marcou a abertura do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (Foto Rio 2007). A curadoria é dividida pelo fotógrafo, antropólogo e coordenador geral do evento, Milton Guran, e pelo diretor e curador da instituição francesa, Jean-Luc Monterosso.

Agricultura em foco

As 40 imagens que compõem a exposição do 3º Prêmio New Holland de Fotojornalismo foram selecionadas por um júri de especialistas entre mais de 800 fotografias inscritas. Entre elas, estão as 10 premiadas no concurso, que pela primeira vez foi realizado no Brasil e Argentina. A mostra fica até 13 de novembro na Biblioteca do Unicenp. Depois, 12 cidades brasileiras e seis cidades argentinas receberão a exposição.

Concursos

Para os profissionais que atuam com fotojornalismo, estão abertas as inscrições para a 4.ª edição do prêmio New Holland. Os interessados devem preencher a ficha disponível na internet www.premionewholland.com.br e enviar até oito fotos para concorrer em cada categoria. As imagens devem ter sido produzidas entre 1.º de janeiro de 2007 a 16 de junho de 2008. Os prêmios são de 12 mil para os primeiros lugares em cada categoria e 4 mil para os segundos lugares.

Já para os demais amantes da arte, ainda estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico da V Maratona Fotográfica de Curitiba, cujo tema é "O Cotidiano". Para participar, o fotógrafo deve encaminhar o material até o dia 1º de dezembro para a secretaria da escola Portfolio em papel tamanho 15 x 21. Serão aceitas no máximo três fotos por inscrito, acompanhadas do formulário de inscrição que está disponível no site www.escolaportfolio.com.br. O endereço da escola é Rua Alberto Folloni, 634a - Ahú - Curitiba, PR - CEP 80540 000.

Confira outras atrações no Guias e Roteiros

Serviço:

* "Toda Gente, Tudo Nada", de Albari e Felipe Rosa. Sexta-feira (19), às 19h. Sesc da Esquina. Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969). Tel.: 3304-2228. Entrada franca.

* "Instantâneos de Felicidade". Quinta-feira (18), às 19h. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Tel.: (41) 3350-4400. Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. Até 27 de janeiro.

* Exposição do 3.º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Quinta-feira (18). Biblioteca do Centro Universitário Positivo (Rua Prof. Pedro Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido). Entrada franca. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h45, e aos sábados, das 8h às 17h. Até 13 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]