• Carregando...
Vídeo | Reprodução / Paraná TV
Vídeo| Foto: Reprodução / Paraná TV

Aqueles que alegam que não vão ao museu por falta de tempo perderam a desculpa. A maioria dos espaços culturais de Curitiba, tanto estaduais quanto da Fundação Cultural, estarão abertos normalmente em todo o feriadão de 1.º de maio. Só não estarão abertos o Centro Juvenil de Artes Plásticas, a Casa João Turin, Casa Andrade Muricy, o Hall da Secretaria de Estado da Cultura, Museu do Expedicionário, Sala do Artista Popular, Centro de Criatividade de Curitiba e o Espaço Cultural Frans Krajcberg não estarão abertos.

No Museu Oscar Niemeyer, que funcionará em horário normal, pode ser vista a exposição "Missão Artística Francesa", que reúne um conjunto de 76 obras, entre pinturas, esculturas, relevos, desenhos e gravuras, da coleção do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). São paisagens, cenas urbanas, desenhos de arquitetura e composições que testemunham os eventos históricos e as personalidades do início do século 19.

No Museu Alfredo Andersen, além do acervo permanente de Andersen (considerado um dos nomes mais importantes da pintura paranaense), o espaço abriga a mostra "Intimidades – as mulheres da Casa de Andersen", com obras do mesmo artista.

O Museu Paranaense conta com as exposições: "Caminhos da Revolução Federalista no Paraná", sobre a história do estado; "Homenagem a Ruy Wachowicz", com material sobre o historiador paranaense; "O Universo Feminino - A Vaidade do Espartilho ao Silicone", com mais de 50 acessórios e objetos que contam a trajetória da busca pela beleza do século XIX até a contemporaneidade; e "Nossas lendas", com pinturas da desenhista, ilustradora e escritora paranaense, Clotilde de Quadros Barros.Confira outras opções de exposições:CENTRO CULTURAL SOLAR DO BARÃO * Exposições do programa Bolsa Produção para Artes Visuais: Goto, Maikel da Maia e Maria de Lourdes Gomes (1º andar do Museu da Gravura), Cleverson Salvaro (Sala Índice), José Roberto da Silva e Luiz Rodolfo Annes (Museu da Fotografia)* Exposição "Fayga Ostrower, uma doação" (Museu da Gravura), seleção das mais significativas obras de Fayga Ostrower, entre elas uma valiosa coleção de gravuras recém-doadas ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba. Horário de 1º de Maio – das 12h às 18hMEMORIAL DE CURITIBA * Salão Paranaguá (1º andar) – exposição "O acervo Arthur Wischral: documentos de um olhar" – apresenta parte da coleção de imagens históricas sobre Curitiba e o Paraná, produzidas com negativos em chapas de vidro pelo fotógrafo curitibano Arthur Wischral, pioneiro da fotografia documental, entre as décadas de 1910 a 1960.* Salão Paraná (2º andar) – exposições do programa Bolsa Produção para Artes Visuais - individuais de Washington Silvera (2º andar – Salão Paraná) e André Rigatti (3º andar – Salão Brasil). A entrada é franca.Horário de 1º de Maio: das 9h às 15h.

CASA ROMÁRIO MARTINS* "Centro Histórico: Espaços do Passado e do Presente", reunindo painéis fotográficos com reproduções de imagens antigas do centro histórico da cidade, onde estão os marcos do início do povoamento e da urbanização de Curitiba. Entrada franca.Horário de 1º de Maio: das 9h às 14h.CASA ERBO STENZEL * Exposição permanente sobre a vida e a obra do escultor curitibano, autor de painéis e monumentos que compõem praças e logradouros da cidade. A casa onde ele viveu, construída no século 19, recuperada e transportada para o Parque São Lourenço, abriga hoje o acervo de obras, estudos e documentos deixados pelo artista. Entrada francaAberta normalmente das 9h às 12h e das 14h às 18h.

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA* O Memorial abriga sete casas de troncos de madeira, que foram transferidas das antigas colônias polonesas e propicia ao visitante o contato com as tradições culturais dos imigrantes poloneses, por meio de exposição permanente de móveis e objetos, além da venda de artigos e produtos culinários típicos da etnia. Entrada franca.Aberto normalmente das 9h às 18h. MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO UCRANIANA * O local abriga uma réplica da Igreja Ucraniana de São Miguel da cidade de Mallet (PR), transformada em um museu que remete à arte das bordadeiras, dos ceramistas e dos entalhadores do principado de Kiev, atual capital da Ucrânia Independente. Entrada franca. Aberto normalmente das 9h às 18h.

Confira mais informações no Guias e Roteiros RPC

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]