• Carregando...

Um pintor sem educação formal para a função conseguiu enganar negociantes de arte de Londres com falsificações de pinturas vitorianas a óleo. Robert Thwaites, de 54 anos, fez isso para pagar a escola do filho, segundo a edição desta terça-feira do "The Independent".

Mas não adiantou muito a intenção - ele foi condenado há dois anos de prisão pela fraude. Mas antes disso, Thwaites vendeu seus óleos a pessoas tidas como especialistas em arte. A falsificação de "The Miser", originalmente do pintor John Anster Fitzgerald, foi vendida a Rupert Maas, expert da Antiques Roadshow, por 20 mil libras. "Going to the masked ball", outra tela forjada atraibuída da Fitzgerald, custou mais de 100 mil libras para Christopher Beetles, dono de uma galeria, que a adquiriu em um leilão. Foi quando ele tentou vender a terceira fraude em forma de pintura a óleo que atraiu a desconfiança do provável comprador e Thwaites foi preso com o irmão, Brian, de 50 anos, em 2004 (o julgamento dele temrinou ontem).

O pintor trabalhou como designer gráfico até 1990, quando um problema na vista o obrigou a afastar-se do trabalho. A pensão que ele passou a receber não dava para cobrir as despesas com a educação do filho - e daí a idéia de fabricar pinturas vitorianas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]