• Carregando...

Quem aprecia teatro deve se preparar. Faltam apenas 15 dias para o início de mais um Festival de Teatro de Curitiba. O evento, que acontece entre os dias 16 e 26 de março, vai contar com 232 espetáculos, além de oficinas, cursos, lançamentos de livros e outras atividades para o público curitibano.

A 15.ª edição do festival conta com a curadoria de Lucia Camargo, Edélcio Mostaço, Tânia Brandão e Kil Abreu. Eles tiveram a difícil missão de selecionar os espetáculos que compõem a Mostra de Teatro Contemporâneo e do Fringe. A idéia da organização é apostar em companhias que tenham se destacado em outros festivais e no próprio Fringe em anos anteriores.

Do total de peças do festival, 19 fazem parte da Mostra de Teatro Contemporâneo. Oito delas são cariocas e sete são paulistas. Apenas uma é paranaense. Destaque para as estréias de "Amores Surdos", peça recém saída co Fringe e assinada pelo grupo mineiro Espanca! Os mineiros, aliás, ganharam os espectadores curitibanos com a peça "Por Elise" em 2005. Outra peça saída do Fringe e que estréia na mostra principal é "Hygiene", do paulistano Grupo XIX, que se apresentou no festival de 2004 com a peça "Hysteria".

Quem também retorna à capital paranaense com um novo espetáculo é José de Abreu, com o seu monólogo "Fala Zé". Outros destaques vão para "Hércules" - montagem conjunta das companhias paulistanas Parlapatões e Pia Fraus - e "Mirandolina", peça baseada em um texto da Comédia Dell'Arte italiana, dirigida pelo italiano radicado em Curitiba, Roberto Inoccente. Quem assina a montagem é a Ator Cômico Produções Artísticas, de Curitiba.

No Fringe, do total de 200 peças, 41 espetáculos - 28 de Curitiba - serão mostrados pela primeira vez durante os 11 dias de festival. Para os fãs do já tradicional "Risorama", capitaneado pelo humorista curitibano Diogo Portugal, ele acontecerá novamente, assim como a mostra de teatro da região metropolitana e as casas com exibição de projetos de faculdades de teatro.

"Estrelas globais"

Um dos atrativos para o público que confere o Festival de Teatro de Curitiba são os famosos atores conhecidos nacionalmente. Boa parte deles integram o elenco da Rede Globo.

Um dos destaques – curiosamente foi a última peça a ser adicionada a edição 2006 do festival – é o ensaio aberto de "Ricardo III". A peça, com texto de William Shakespeare, será dirigida por Jô Soares, e tem Marco Ricca como ator principal. Segundo Victor Aronis, diretor do festival, esta é a segunda vez que apresentaremos uma peça ainda em processo de ensaio na mostra principal. A primeira foi com Marco Nanini, em "O Burguês Ridículo".

Outros rostos conhecidos que poderão ser vistos nos palcos de Curitiba são os de Caco Ciocler e Maria Padilha – que protagonizam o espetáculo "Antônio e Cleópatra", e é dirigida por Paulo José, além de Júlia Lemmertz, em "Molly Sweeney – Um Rastro de Luz", dirigida por Celso Nunes.

Opções variadas

A diversidade de gêneros impera mais uma vez no festival. Porém, novamente as comédias são maioria, somando 87 peças adultas e infantis, contra 69 dramas e 20 tragicomédias. Outros gêneros, como romances, espetáculos circenses, teatro do absurdo, dança, teatro documental, horror, performances, humor negro, suspense, obras poéticas e improvisações poderão ser encontradas nos teatros curitibanos.

A questão financeira é outro destaque do evento. Isto porque serão realizados 27 espetáculos de rua gratuitos, a maioria deles com apresentações marcadas para a Rua XV, Ruínas de São Francisco e Largo da Ordem. Mais duas peças poderão ser conferidas "na faixa": o circense "Cabaré de Varieté" - que estará em cartaz no Trip Circo Experimental - e o drama "Sobre Outdoors e o Fim do Mundo" - com sessões na Casa Vermelha.

Importância local e nacional

O caráter de principal circuito teatral do ano no Brasil permanece com o Festival de Teatro de Curitiba. Peças de todo o país e do exterior devem trazer mais uma vez a já típica "corrida" aos espaços curitibanos. E a importância para as companhias locais também fica evidente pelos números desta 15.ª edição.

O Paraná lidera o ranking de participações em 2006. Ao todo, são 122 peças contra 48 de São Paulo, 31 do Rio de Janeiro e 18 de Minas Gerais. Os outros estados brasileiros que compõem a grade de apresentações são Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Portugal participa com um título, "Lost in Space".

Para mais informações e a programação completa do 15.º Festival de Teatro de Curitiba, acesse o site http://www.festivaldeteatro.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]