• Carregando...

Depois de um desfile de verão todo em vermelho, debaixo de um sol escaldante em praça pública, o estilista Walter Rodrigues buscou o colorido de culturas distantes para compor os detalhes de sua nova coleção outono-inverno, exibida em uma sala escura repleta de livros no domingo, primeiro dia de Fashion Rio.

Dos maias, na Guatemala, ao grupo miao, do sudoeste da China, o estilista se inspirou para criar looks de tons escuros repletos de referências étnicas, que ele coletou durante suas viagens no ano passado.

As passamanarias delicadas nas barras de vestidos estruturados na cor preta lembravam a cultura latino-americana, enquanto jóias e adereços de prata remontavam a cultura da minoria chinesa. O efeito craquelê brilhante dos tecidos dos miao, como uma espécie de armadura, foi transposto para o denin, que recebeu novas lavagens e resinas.

"Essas pessoas se vestem da mesma forma como cem anos atrás, suas técnicas permanecem inalteradas até hoje", disse o estilista. "Não adianta você ser um design super top no mundo e não conhecer outros designers primitivos escondidos em cada buraco do mundo que são melhores que qualquer um de nós."

Rodrigues, que vestiu Marisa Letícia nas duas posses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, usou a mesma técnica do vestido amarelo da primeira-dama, aplicando flores coloridas bordadas em lã em diversas peças também de tons escuros.

Para cortar um pouco a sobriedade de alguns looks, saias e vestidos plissados ganharam recheio de tule em pink e azul. A alfaiataria ganhou bastante espaço em calças skinny e paletós ajustados ao corpo, além de peças criadas com a técnica moulage, quando o estilista cria diretamente sobre o manequim.

O desfile, no começo da noite de domingo, aconteceu na sala principal do Real Gabinete Português de Leitura, no centro da cidade, rodeada por três andares inteiramente forrados por prateleiras de livros antigos. O gabinete foi um presente de Portugal ao Brasil nos anos 1830 e é a maior biblioteca de autores portugueses no exterior.

O estilista, que gosta de levar seus convidados para lugares diferente do Rio a cada temporada, apresentou em junho suas criações de verão em uma praça, fazendo suas modelos desfilarem ao redor de um imenso chafariz, todas com looks em vermelho.

SEMANA CHEIA

A 10ª edição do Fashion Rio acontece até sexta-feira, com cerca de 30 desfiles. Neste domingo, o dia começou com a apresentação da marca infantil Lilica Ripilica, uma das patrocinadores do evento.

Com o tema Japão, o desfile teve como cenário lanternas japonesas e passarela de tatame. As modelos mirins entraram com sombrinhas e leques orientais, além de coques de gueixa. Mas as referências ao japonismo ficaram por aqui, com looks sobrepostos repletos de acessórios, como já é rotina no inverno da grife.

A cor rosa, que sempre apareceu de forma exagerada na passarela, deu mais espaço para o vinho, lilás e verde. Nos pés, as já famosas botinhas de neve, sucesso no inverno passado, além de ousadas sapatilhas com laços no tornozelo.

Na segunda-feira, o Fashion Rio volta para a sede do evento, na Marina da Glória, com os desfiles das grifes Márcia Ganem, Mara Mac, Melk Z-Da, Victor Dzenk e Animale.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]